Blog

15 jun

Como usar o INPI?

Você sabe se sua marca é única?

Construir uma marca forte e reconhecida não é algo que aconteça do dia para a noite. Exige investimento e tempo. Agora, imagine todo este trabalho para depois descobrir que a sua marca está sendo usada por outra pessoa, ou pior, que você não pode usar sua própria marca pois ela agora pertence a outra pessoa.

Isso pode acontecer caso sua marca não esteja protegida por um registro de marca, ou caso você não tenha feito uma pesquisa de marca antes de investir nela. Você tem certeza que sua marca é única? Saiba como pesquisar.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, é o responsável pelos registros de marcas no Brasil e é possível realizar uma consulta pelo portal deles para saber se sua marca está disponível para registro.

Para isso é só acessar o Sistema de buscas de marcas do INPI. Após, a busca se torna mais fácil ao escolher a opção marca no submenu de pesquisa.

 

 

Depois, você insere o nome da marca que quer pesquisar e confere sua existência nos registros do INPI. Nos resultados, também é possível ver o nome do titular da marca e se seu registro ainda está em vigor.

Vale destacar que a pesquisa prévia não é obrigatória por lei, porém é uma boa maneira de prevenir problemas posteriores. Assim, você garante que sua marca está disponível para ser registrada, e pode dar início ao processo de registro. Não sabe como? Pergunta pra gente! Faça um orçamento sem compromisso!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.