Blog

09 ago

Copiaram a minha marca, o que devo fazer?

Você deve entender a importância de ter uma marca exclusiva para o uso, caso ainda tenha alguma dúvida clique aqui. Contudo, mesmo tendo sua marca registrada, em algum momento você pode se deparar com outra empresa com o mesmo nome que a sua. Caso isso aconteça, você sabe como deve proceder? Entenda o que é possível fazer.

 

#1 O primogênito

Caso você tenha solicitado o registro recentemente, é dono da marca aquele que solicitou o registro primeiro. Porém, até mesmo essa regra pode ter uma exceção. Se uma empresa solicitar o registro de uma marca que já foi registrada, mas comprovar que já a usava anteriormente (com no mínimo 6 meses), o INPI pode anular o registro da antiga e priorizar o novo pedido. Mesmo assim, existem mais algumas regras que podem mudar a situação, como por exemplo, casos arquivados ou extintos.

 

#2 Minha marca já foi registrada

Perfeito! Basta verificar se o seu registro está atualizado e se ainda é válido. Após essa confirmação, você deve  comprovar que a outra empresa está utilizando o seu nome, com isso, o próximo passo é pedir o envio de uma notificação para a empresa. Essa notificação geralmente acaba solucionando o caso logo de início. Mas, caso haja alguma complicação aposte em uma assessoria jurídica para levar o caso à justiça.

 

#3 Criei uma marca e descobri que ela já existe

Isso é muito comum atualmente, imagine quantas empresas são criadas em um mês no mundo todo. Por isso, a pesquisa na hora da criação da sua empresa é algo tão importante. Isso vai assegurar a exclusividade da sua ideia. Contudo, caso você tenha mais de 6 meses de uso em comparação a outra empresa, essa pode ser uma garantia, como explicado no tópico #1.

 

Como você viu, existem algumas alternativas no caso de se deparar com uma marca igual a sua. De qualquer forma, a melhor alternativa é a segurança de sua propriedade, por isso, o registro de marca deve o primeiro passo na construção da sua empresa. Se você tem alguma dúvida entre em contato conosco ou preencha o formulário abaixo.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.