Blog

11 set

Nome comercial ou marca registrada? Entenda a diferença

 

Se você está planejando abrir uma empresa, o registro de marca será um passo muito importante, já falamos aqui Quando registrar uma empresa.

 

Muitos novos empresários ainda têm certas dúvidas sobre algumas distinções nos registros. Como por exemplo, a diferença entre nome comercial e marca registrada.

 

Nome comercial

 

O nome comercial ou empresarial é registrado na Junta Comercial, também conhecida como Razão Social. Este nome irá identificar sua empresa como atividade econômica elencando os serviços ou produtos oferecidos pelo seu negócio.

 

Um nome comercial não pode ser igual a outro registrado na Junta Comercial do mesmo Estado.

 

Ainda, há duas separações possíveis no nome empresarial, a firma e a denominação. Designar o nome do comerciante individual sob o exercício de suas atividades refere-se  a firma. Enquanto que denominação refere-se ao nome da pessoa jurídica e o seu exercício. De qualquer modo, o nome comercial perde importância se comparado ao registro de uma marca, mas possui relevância para criar a reputação do empresário no mercado.

 

Marca Registrada

 

A marca será o nome que você irá registrar para a empresa no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI. Garantindo propriedade sobre o nome do seu negócio, já que não pode-se registrar nomes iguais em uma mesma categoria.

 

Além disso, a proteção legal referente a marca registrada é de extensão nacional, enquanto que o nome comercial é apenas estadual.

 

Outra diferença, está relacionada a proteção material. Para as marcas, existe a limitação referente à classe em que foi registrada, enquanto que o nome comercial obtém proteção independente da atividade empresarial.

 

Sob o conceito temporal, a marca tem um prazo de dez anos para utilização, já o nome comercial permanece ativo enquanto a sociedade estiver em exercício.

 

Dessa forma, é muito relevante fazer uma ampla pesquisa para verificar como sua empresa será denominada. Busque desde o início a regularização da razão social, nome fantasia e domínio da marca. Assim, você garante a sua propriedade e evita problemas comerciais referentes a registro. Para dar andamento nesse processo clique aqui e solicite um orçamento agora mesmo.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.