Blog

24 out

[SÉRIE] Perguntas frequentes sobre marcas

Já falamos sobre a importância de registrar uma marca e também o que fazer caso ela seja copiada. Mesmo assim, as dúvidas que cercam esse tema são inúmeras. Pensando nisso, criamos uma série para que em cada artigo você entenda um pouco mais sobre o assunto e tenha suas dúvida esclarecidas. Confira!

 

Afinal, o que é uma marca?

Entende-se como marca, todo sinal que representa um produto ou serviço e que segue as conformidades pré estabelecidas.  Fazer o registro desse elemento garante ao proprietário exclusividade, além de agregar ainda mais valor para a empresa, pois, esta passa a ser vista como um negócio sério.

 

O que é registrável como marca?

Esse registro é disposto para um produto ou serviço de forma que seja distinguido de seus semelhantes. O registro pode ser da forma visual, ou até mesmo no nome comercial. Mas esse tipo de registro não garante propriedade sobre  sinais sonoros, gustativos e olfativos.

 

Como eu faço para registrar?

Você precisa separar alguns documentos para certificação. O processo pode ser feito todo pela internet. Clique aqui para fazer um orçamento e já identificar todos os documentos necessários para o registro de sua propriedade.

 

Tenho que fazer uma pesquisa prévia de marcas?

Essa etapa não é obrigatória, mas se torna muito positiva para o empresário. Você pode fazer uma busca para verificar se existe algum processo de registro já em cima da marca. Dessa forma, já percebe se vale investir nesse registro ou, se é melhor buscar outra marca antes de lançar o negócio.

 

Sobre os direitos e deveres de quem registra uma marca

Como o registro da marca possui validade de 10 anos, o proprietário garante exclusividade de uso em todo o Brasil. Tendo apenas que refazer o processo de registro a cada 10 anos.

 

Como eu posso acompanhar o meu processo de registro?

Você pode consultar o andamento do processo na Revista da Propriedade Industrial (RPI), sistema disponível no site do INPI. Através do sistema você pode consultar o histórico do processo, se mantendo atualizado sobre as atualizações.

 

O processo é trabalhoso mas vale muito à pena por assegurar ainda mais o seu negócio. Além disso, você pode contar com a Registro de Marca Guarapuava para cuidar de todo o processo para você. Entre em contato com nossa equipe para mais informações.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.