Blog

03 dez

Razão Social, Nome Fantasia e Marca Registrada: Entenda a diferença

Ao abrir um negócio, muitos ficam em dúvida a respeito de determinadas nomenclaturas de uma empresa. Contudo, no momento dos procedimentos iniciais do empreendimento, é imprescindível saber o real significado das definições a serem feitas. Dessas definições, podemos citar a razão social, nome fantasia e marca registrada. Estas possuem significações diferentes, visto que as três têm papéis distintos em uma empresa.

 

Por isso, separamos alguns pontos principais que diferenciam esses termos:

 

Razão social

 

A razão social é o nome de registro de uma empresa. Ou seja, é o “nome oficial” dado à pessoa jurídica na Junta Comercial, e constará em todos os documentos oficiais da empresa, como contratos, CNPJ e escrituras. Portanto, é um nome único, representando a empresa legalmente.

 

Contudo, a razão social nem sempre é o nome escolhido para representar a empresa, e, por isso, existe o nome fantasia.

 

Nome Fantasia

 

O nome fantasia, por outro lado, é o “apelido” da empresa. Por meio dele, a empresa é conhecida no mercado e diferenciada da concorrência. Normalmente, é um nome um pouco mais criativo, e difere da razão social. Contudo, isso não é uma regra.

 

Marca Registrada

 

Finalmente, a marca registrada é a diferenciação da empresa. Ela parece um pouco o nome fantasia, visto que por meio dela o negócio é conhecido e identificado. Contudo, para ter uma marca registrada, a identificação da empresa deve ser passada ao Instituto Nacional da Propriedade Privada (INPI), bem como a atividade exercida por ela.

 

Através do registro, a marca é identificada como propriedade do titular, e, além disso, passa a ter direitos garantidos, se tornando exclusiva e sendo protegida contra plágios.

 

Saiba mais sobre a marca registrada clicando aqui.

 

Razão social, nome fantasia e marca registrada

 

A razão social de uma empresa não deve ser a mesma que a de outro negócio. Contudo, essa diferenciação só é válida em âmbito estadual, podendo existir mais de uma empresa com a mesma razão em território nacional. Já com o nome fantasia, não existe nenhuma restrição quanto a igualdade de nomes entre empresa. Dessa forma, a marca fica desprotegida quanto a sua exclusividade.

Portanto, o melhor a se fazer é realizar o registro de marca. Este garante o uso exclusivo da identificação da empresa e confere proteção nacional ao negócio. Ou seja, ninguém mais poderá usar o mesmo nome no país inteiro.

 

A razão social, nome fantasia e marca registrada possuem definições e papéis distintos em uma empresa. Dessa forma, entendendo as diferenças entre esses termos, confira o porquê de registrar uma marca e quais os tipos de registro existentes. Além disso, conheça mais sobre o copyright e saiba como proteger a sua marca.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.