Blog

21 jan

Marca nominativa, mista ou figurativa: qual escolher?

Um conhecimento fundamental no momento do registro de marca é a diferença entre marca nominativa, mista ou figurativa. Isso porque esses tipos de apresentação dizem respeito a forma como sua empresa será percebida pelo mercado, e deve ser uma das primeiras decisões ao registrar uma marca no INPI.

 

Por isso, para te ajudar no momento de escolha dessa representação, separamos algumas diferenças básicas entre elas:

 

Nominativa

 

A marca nominativa é aquela formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números. Assim, é a representação da marca em elementos nominais, sem qualquer relação com design. Para esse tipo de representação leva-se em consideração a pronúncia da palavra, o que, dessa forma, oferece maior exclusividade ao nome, além de o tornar facilmente distinguível pelo público.

 

Contudo, ao registrar somente uma marca nominativa, o logotipo da empresa fica desprotegido, deixando-o vulnerável a cópias.

 

Mista:

 

Já a marca mista combina imagem e palavra, abrigando o conjunto nome + logo. Além disso, garante proteção aos dois elementos sem separá-los, visto que esse registro fica apontado como uma só marca. Para a aprovação deste, o INPI avalia algumas características, como estilo de fonte, cores, proporção entre as letras e ângulos.

 

Contudo, o registro da marca mista não prevê proteção aos dados visuais e nominais separados, o que limita a utilização desses elementos individualmente.

 

Figurativa:

 

A marca figurativa é constituída por desenhos, imagens, ideogramas e formas fantasiosas ou figurativas de letra ou algarismos. Ela se caracteriza por ser uma representação gráfica, um logotipo, na qual não é considerada os elementos nominais.

 

Então, qual escolher?

 

Não existe uma fórmula específica que funcione de maneira universal. Cada caso é diferente um do outro, e, por isso, deve ser analisado antes do registro de marca.

 

Para isso, é recomendado o auxílio de um profissional capacitado a realizar o registro junto ao INPI e que conheça as particularidades da marca nominativa, mista ou figurativa. Dessa forma, ele o encaminhará ao melhor tipo de marca e garantirá uma excelente assessoria no processo de registro.

 

Portanto, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos a orientá-lo quanto a melhor representação e auxiliá-lo no registro de marca.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.