Blog

25 abr

Marcas e patentes: Entenda a diferença

É muito comum existir uma confusão sobre o que são as marcas e patentes. Afinal, as duas possuem vínculo com a atividade empresarial e fazem parte do patrimônio de uma empresa. Contudo, existem significativas diferenças entre estes dois conceitos, às quais todo empreendedor deve se atentar.

 

Pensando nisso, separamos algumas informações que te ajudarão a entender a diferença entre marcas e patentes.

 

 

O que é uma marca?

 

A marca serve para identificar e diferenciar uma empresa, e pode incluir uma palavra, símbolo ou combinação destes. Assim, pode apresentar-se com assinaturas, nomes, logotipos, slogans, cores, numerais, etc. Tendo uma marca, uma empresa pode ter maior identificação com seu público, sendo, assim, facilmente reconhecida.

 

 

O que é uma patente?

 

Uma patente é um título de propriedade sobre uma invenção que é conferido pelo Estado ao proprietário da criação. Para isso, é preciso que a ideia passe por um rigoroso processo e se encaixe em três princípios: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Ao obter a patente, o titular pode ter controle da fabricação, uso, venda ou importação do produto.

 

 

Principais diferenças entre marca e patente

 

  1. A marca é descrita como o símbolo que identifica a empresa, enquanto a patente pode ser entendida como a propriedade sobre uma invenção.
  2. Uma marca diz respeito a sinais, símbolos, palavras, frases, logotipos, imagens ou desenhos; Já a patente se refere a invenções em qualquer campo.
  3. A marca, quando registrada, impede que outros se utilizem de uma marca que se refira a uma empresa. Em contrapartida, a patente não permite que outros produzam, utilizem ou vendam a ideia patenteada.

 

Registro de marcas e patentes

 

O registro de marcas e patentes garante segurança e proteção a uma ideia ou empresa, e deve ser prioridade para todo empreendedor. Porém, devemos destacar que, visto que estes termos referem-se a coisas diferentes, devem ser registradas individualmente, cada um com sua particularidade.

Para isso, deve-se inicialmente realizar uma pesquisa de marcas e patentes a fim de verificar se a ideia já não existe. Assim, é só seguir com o processo de registro (confira como funcionam os processos de registro clicando aqui), preferencialmente junto a uma assessoria especializada. Dessa forma, você garantirá um registro descomplicado e seguro, podendo confiar em quem entende do assunto.

 

 

Com essas informações, fica fácil entender as diferenças entre marcas e patentes, além de conseguir compreender a importância do registro. Assim, confira também a diferença entre Razão Social, Nome Fantasia e Marca Registrada clicando aqui. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe confira!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.