Blog

09 maio

Como saber se uma marca é registrada?

Você conhece os primeiros passos para saber se uma marca já é registrada ou não? Aqui, traremos para você algumas dicas de como descobrir isso. Afinal, todos queremos criar uma marca exclusiva, então é importante pesquisar para saber o que já existe no mercado antes de dar entrada no registro de sua marca.

 

Pesquise em redes sociais

Após escolher o nome da sua marca, o primeiro passo é pesquisá-la no Google e em redes sociais, como Facebook e Instagram. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão de empresas do mesmo ramo, e ainda, caso já exista uma marca com o mesmo nome, também conseguirá saber disso antes de entrar com o registro da sua.

 

Pesquisa no site do INPI

Em segundo lugar, é hora de pesquisar diretamente no site do INPI. Após pesquisar nas redes sociais e no Google, se você não encontrou nenhuma empresa com nome igual ou muito parecido com o seu, é preciso ver se a marca existe legalmente.

O INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – serve para executar as normas que regulam a propriedade industrial. Portanto, ela que é responsável pelo registro e concessão de marcas, entre outras propriedades. Dentro do próprio site, você pode fazer uma pesquisa clicando aqui.

 

Só o nome importa?

Não! A identidade visual e a fonética do nome da marca também não pode ser iguais, e nem muito parecidas. Se forem, pode configurar concorrência desleal. Portanto, após a pesquisa, se deve avaliar o nome e imagens que vão ser usados na marca. Veja o exemplo abaixo:

registrar marca

(imagem: Minilua)

 

As Marcas Coco Up e Malibu podem configurar concorrência desleal, pois confundem o consumidor pela imagem muito parecida. Dessa forma, antes de desenvolver a identidade visual da sua marca, também se deve pensar nesses quesitos além do nome.

 

Minha marca já é registrada. O que faço?

Se sua marca já está sendo usada, o melhor a fazer é repensar a ideia inicial. Afinal, queremos ter individualidade. Se sua marca possui originalidade, isso trará muito mais valor pra ela. Por isso, vale a pena investir mais tempo para criar um novo nome!

Depois disso, precisando de auxílio para registrar sua marca, você pode entrar em contato conosco ou deixar seu e-mail abaixo. Temos uma equipe especializada à disposição para atender você!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.