Blog

09 ago

Pontos importantes para o registro de marca

Antes de entrar com o processo de registro da sua marca é imprescindível estar atento a alguns pontos importantes. Entenda:

 

Consultar marcas que já estão registradas 

 

O primeiro passo que deve anteceder o processo de registro de uma marca nova é fazer uma pesquisa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), dentro da aba do Sistema de pesquisa em propriedade industrial. Nessa aba, pode-se descobrir se a marca ou desenho, que se deseja registrar, já é existente. Pois mesmo que o processo ainda não esteja finalizado, a prioridade do registro é da primeira empresa a solicitar.

 

Definir o setor de sua marca

 

Você sabia que uma mesma marca pode ser registrada em setores de atividade distintos? Por isso, é de extrema importância que você conheça o setor em que sua marca se encontra. Descubra aqui os setores em que sua marca pode ser registrada.

 

Conhecer e definir a apresentação da marca

 

Outro passo importante antes de entrar com o pedido de registro de marca é ter decidido quais são os tipos de marcas e em qual a sua está inserida. è aqui o momento em que se decide se ela terá apenas um nome comercial, uma logomarca ou se ela será uma marca tridimensional. O INPI disponibiliza um guia informativo sobre o assunto, confira!

 

Definir a natureza da marca

 

Assim como nos pontos anteriores, é fundamental que você defina, também, a classificação de sua marca. Portanto, definir se ela é a marca de um produto, de um serviço, de uma marca coletiva ou de certificação.

 

Verificar quais são as taxas de registro de marca

 

Assim como qualquer outro serviço, para ter o registro de uma marca é necessário o pagamento de duas taxas. Sendo que uma é paga no momento da entrada do processo de registro e a outra é cobrada quando o registro for recebido. Porém se alguma ação diferente seja solicitada durante o processo, é possível que outras taxas sejam cobradas. Contudo, é importante ter em mente que o registro de uma marca não é um gasto, mas sim, um investimento.

 

Registrar uma marca nada mais é que um procedimento de proteção à exclusividade de sua marca, portanto é de suma importância que você esteja atento a cada processo desse registro. A equipe da Registro de Marca é especializada para te auxiliar em todo o processo de registro. Entre em contato conosco!

 

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.