Blog

04 nov

Registrar sua marca é investir em seu negócio

Registrar sua marca é tão importante quanto divulgar ela. Pois de nada irá adiantar você investir tanto na criação de nome e logomarca, e todos os outros processos para que sua marca esteja bonita e bem apresentável. Porém, quando realizar a busca dela na internet, perceber que existe uma outra marca com seu mesmo nome ou logomarca. É isso que pode acontecer se você não se atentar e não fazer o registro de marca. Nesse artigo você irá perceber a importância desse registro ser realizado logo.

 

Por que o registro de marca é importante?

Além da exclusividade, o registro de marca garante que sua marca tenha valor. Sendo assim, seus clientes terão outra visão da sua empresa. Aliás, se você pretende transformar sua marca em uma franquia, estar devidamente registrado no INPI, que é o órgão regulamentador de registros de marcas e patentes, é a primeira exigência. Então se você pretende e quer crescer, independente se com franquias ou apenas com uma matriz, o registro de marca continua sendo fundamental.

 

Valor de marca

A grande maioria dos consumidores de hoje buscam muito mais que um produto ou um serviço, eles buscam experiência de compra. Por isso, uma marca deve passar a confiança para que essa experiência já inicie pela busca pela empresa na internet. Quando o cliente vê que sua marca é registrada, um grau de confiança já é estabelecido. Assim, você está um passo à frente da concorrência.

 

Processo de registro de marca

Registrar sua marca nunca deve ser considerado um gasto, mas sim um investimento. O processo de registro pode parecer simples, mas não é, pois são inúmeras etapas e diversos termos que se não interpretados de forma correta, acarretarão no preenchimento do formulário de forma errada. Por isso, pode indeferir o registro da sua marca, e gerar problemas para tentar registrá-la novamente. Então, para que você não tenha que passar por isso, nós da Registro de Marca fazemos todos os processos de solicitação deste registro. Assim, você não se preocupa em ser indeferido por erro de informações repassadas.

 

Todo o processo demora cerca de 12 meses para finalizar. Mas como o processo é retroativo, logo após dar entrada na solicitação junto ao INPI, sua marca já está devidamente protegida pelo órgão regulamentador.

 

Informações importantes para registrar sua marca

Mas antes de tudo, você deve seguir os seguintes passos abaixo, assim você evita possíveis erros futuros:

 

  • Consulte sua marca: até mesmo antes de decidir nome da sua marca, é primordial realizar uma busca para que você não use um nome qual já exista uma empresa registrada com ele. Isso irá evitar que você tenha prejuízos por fazer toda a parte de divulgação com um nome que não poderá ser registrado. E consequentemente não poderá ser usado.
  • Setor da sua empresa: defina corretamente em qual setor sua empresa se encaixa. Pois marcas com o mesmo nome podem ser registradas desde que sejam de setores diferentes. 
  • Natureza da sua marca: é importante conhecer a natureza da sua marca. Se ela é um produto, um serviço, uma certificação ou uma marca coletiva.
  • Taxas: para realizar o registro da sua marca, serão necessários os pagamentos de algumas taxas. As quais, como já falamos, devem ser encaradas como investimentos.

 

Para mais informações sobre maiores informações, confira nosso outro artigo sobre Pontos importantes para o registro de marca

 

Percebeu toda a importância de registrar sua marca?

Além de todos os benefícios, uma marca registrada atrai valor, e consequentemente lucro. Ela passa a ser avaliada comercialmente, atraindo investidores e parceiros. 

Entre em contato conosco e realize um orçamento. E acompanhe nosso blog e fique sempre bem informado.

 

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.