Blog

04 dez

Quais os custos para abrir uma empresa

Começar a empreender é uma decisão que precisa além de planejamento, também de investimento. Então, para começar uma empresa, você precisa saber bem quais custos você terá. E para te ajudar, preparamos esse artigo especialmente para você saber os custos para abrir uma empresa. Continue acompanhando.

 

Custos para abrir uma empresa: mensais

Na abertura, podemos já levar em conta alguns custos que são fixos mensais. São eles: o  aluguel do local da empresa, caso você não possua uma sala comercial própria, água e luz para a sala. Além disso, são imprescindíveis internet e telefone, pois sem esses dois custos mensais a empresa não anda e nem vende. Além disso, valor do contador é um ponto muito importante, pois toda a burocracia de abertura de uma empresa pode tomar muito tempo. Então, contratar alguém que entende desse processo pode facilitar a sua vida. A contratação de funcionários também entra nessa conta, já que você vai precisar de ajuda para poder dar conta de tudo. Esses são apenas os gastos fixos mensais que todo mês você terá que arcar.

 

Custos para abrir uma empresa: variáveis

A sala comercial precisa de uma reforma para ficar com a cara da sua empresa? Então você deve colocar mais esse custo na ponta do lápis para abrir seu negócio. Identidade visual, criação de logo, papelaria, fachada e divulgação da empresa… Tudo isso conta também como investimento, pois se você divulgar da forma correta a sua empresa, seu retorno será em vendas e clientes satisfeitos.

 

Regime tributário

Você sabe em qual regime tributário sua empresa se enquadra? Isso fará toda a diferença nos tributos que você deverá contribuir. Confira quais são e suas principais características:

 

  • MEI – o MEI é o regime mais comum hoje para quem quer começar empreendendo aos poucos. Nessa categoria, o empreendedor não precisa desembolsar um valor muito expressivo para iniciar a sua empresa. Mensalmente, você terá que contribuir com o pagamento da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O valor dessa arrecadação é em torno de R$50,00 ao mês.
  • Empresário Individual – quando o empreendedor não possui sócios, pode-se enquadrar na categoria de empresário individual. Porém, em caso de dívida em nome da empresa, os bens pessoais do empresário poderão ser utilizados como forma de pagamento. 
  • EIRELI – se você possuí um capital de até 100 salários mínimos para a abertura da sua empresa, você pode se enquadrar em EIRELI. Diferentemente da categoria de EI, os bens da empresa e do empresário são diferenciados na hora de cobranças de dívidas. Ou seja, os bens do proprietário não são utilizados em pagamentos de pendências. 

 

Pró Labore

O pró labore nada mais é que o salário do proprietário. Sim, você deve ter um salário também, além de um planejamento para os investimentos. Muitas empresas fecham nos primeiros 2 anos de andamento por mera falta de cuidado financeiro. Uma coisa que se você se atentar, não será difícil de controlar. Afinal, você deve ter total controle de tudo o que entra e sai do caixa da sua empresa.

 

Custos para abrir uma empresa: registros

O registro de marca deve entrar como um investimento já na etapa inicial de abertura, junto da definição de logo e identidade visual da empresa. Para que você possa realizar essas etapas de forma segura e com garantia que sua empresa é única. Além disso, garantindo que seu concorrente não poderá prejudicar você no decorrer do tempo. Nessa etapa, você pode contar conosco. Aqui na Registro de Marca você não precisa se preocupar com os processos de registro. Nós deixamos tudo pronto para sua empresa ter o sucesso planejado. Então entre em contato e saiba mais.

 

Continue acompanhando nosso blog e fique sempre muito bem informado. 

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.