Blog

31 jan

Marcas de sucesso: O Boticário

Nesse post, em nossa série Marcas de Sucesso, trouxemos um nome brasileiro para falarmos um pouco mais: O Boticário. Vamos entender o porquê dela ter se tornado uma marca de sucesso?

 

O Boticário: história

Em 1977 era fundada a Farmácia de Manipulação O Boticário, em São José dos Pinhais (PR), por Miguel Krigsner. Passados dez anos, a empresa abriu sua primeira franquia, sua primeira fábrica e expandiu para Portugal, abrindo a primeira loja lá. Posteriormente, e 1987, O Boticário já inaugurava sua milésima unidade.

Segundo o site da empresa, o nome do negócio veio como inspiração aos antigos farmacêuticos que manipulavam de forma artesanal. Sendo assim, no início ele trabalhava apenas com medicamentos dermatológicos. Porém, quando percebeu que a maioria dos clientes eram mulheres, o dono da empresa começou a trabalhar com cremes faciais, misturando tudo em uma batedeira de bolos. Dessa forma, foi um sucesso que se espalhou pela cidade, e mudou o rumo da marca.

O Boticário já conta com 4 décadas de beleza, e atualmente possui uma variedade de produtos e marcas dentro do Boticário.

 

O pontapé para o sucesso

A marca começou a se espalhar após a segunda loja criada, instalada no Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais. Esse foi um ponto estratégico, onde as fragrâncias saíam para todo o Brasil.

Os próprios clientes foram a divulgação da marca. Afinal, eles compravam as colônias e levavam de presente a familiares e amigos para todos os lados do país. Foi aí que o Acqua Fresca ficou conhecido em todo o Brasil, o primeiro perfume da marca, criado pela perfumista que trabalhava com Miguel. Mesmo sem finalizá-la, ele aprovou a fragrância, pois precisava de dinheiro. Ela é uma das mais vendida até hoje.

 

O Boticário atualmente

Em 2010, nasceu O Grupo Boticário, que reúne a marca Eudora, Quem Disse Berenice? e The Beauty Box, além de, é claro, O Boticário.

Hoje, a empresa conta com quase 4 mil pontos de venda físicas em 1.750 municípios. Portanto, a marca é considerada a maior franquia do Brasil, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Inclusive, a marca está presente em Portugal, Angola, Moçambique, EUA, Japão, Venezuela, Colômbia e Paraguai.

 

O valor de marca do Boticário

A empresa tem um valor alto de marca, que foi construído a partir dos próprios clientes. Dessa forma, com o passar dos anos, o Boticário começou a investir em divulgações variadas e projetos sociais. Sendo assim, tudo isso agrega valor à marca.

 

Continue acompanhando nosso blog.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.