Blog

22 mar

Registro de marca para Digital Influencers – Entenda a importância

Registro de marca para digital Influencers

 

O número de digitais influencers (influenciadores digitais) tem crescido muito nos últimos anos. O que antes poderia parecer apenas uma “brincadeira” na internet, agora virou coisa séria.

 

Você que já atua nessa área, seja de qualquer nicho, com certeza espera alcançar os melhores resultados, conquistando parcerias com grandes marcas e promovendo produtos, seus ou de terceiros.

 

Entretanto, muitos influenciadores esquecem que a sua atividade é um negócio como qualquer outro e deixam de lado alguns fatores fundamentais para garantir sua segurança.

 

O registro de marca para digital influencers é essencial, negligenciá-lo é algo que irá comprometer completamente seu desenvolvimento profissional.

 

Se você possui bons números, tanto em questão de seguidores quanto de engajamento, está na hora de conhecer um pouco mais sobre a importância do registro de marca. Continue lendo esse artigo!

 

Digital influencers são marcas

 

A partir do momento que um indivíduo se torna um digital influencer, sua imagem e seu conteúdo se tornam sua marca.

 

Todo influencer constrói a sua imagem com características próprias, que diferencia sua ”marca” das demais. Isso deve ser protegido.

 

O que deve ser registrado?

 

O digital influencer deve registrar o nome do seu blog, página de facebook/instagram, canal do Youtube ou seu nome próprio.

 

Vale lembrar que, quando um influenciador passa a vender um produto, além do serviço que ele oferece, um novo registro deve ser realizado para o nicho que ele se expandiu.

 

Por exemplo, se ele começar a comercializar roupas com a sua marca, ele deverá fazer um novo pedido de registro, pois são segmentos diferentes.

 

Importância do registro de marca para digital influencers

 

Certamente, fazer o registro de marca é a única forma de garantir que o seu nome e toda sua trajetória como influencer estejam protegidos. Uma vez feito, sua marca será exclusiva e estará segura contra plágios e concorrência desleal, por exemplo.

 

Além disso, o certificado concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) traz mais credibilidade a sua imagem, aumentando suas chances de obter novas parcerias e campanhas publicitárias. Ter uma marca registrada se torna um grande atrativo para as empresas e patrocinadores.

 

Você passa a contar com outras formas de monetização que sobressaem a criação de conteúdos para a internet e garantem uma estabilidade financeira muito maior.

 

Muitos digital influencers, principalmente os iniciantes, atuam sem a consciência dessa importância. Quando a marca não é registrada, o indivíduo fica vulnerável para que outros influenciadores ou empresas utilizem sua marca sem autorização.

 

Como fazer o registro de marca para digital influencers?

 

O registro de marca para digital influencers é feito pelo INPI, que será o responsável pela análise do processo e autorização de registro.

 

Se todos os requisitos forem atendidos, o órgão concede o registro que é válido por 10 anos (prorrogáveis).

 

Nesse momento, é importante contar com a ajuda de empresas especializadas em registro de marcas, assim você terá o melhor apoio jurídico para começar da maneira correta.

 

Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato com a nossa equipe!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.