Blog

15 jun

Registro de marca aumenta o valor da empresa ou produto?

O registro de marca traz inúmeros benefícios à empresa. Contudo, há quem pense que o gasto envolvido nos trâmites para registrar uma marca não valem a pena. Os mais resistentes imaginam que não haverá retorno e é algo dispensável. Por isso, postergam o registro de marca da empresa ou produto para algum momento do futuro.

 

No futuro, quando a empresa crescer, eu faço o registro de marca. Ou quando meu produto estiver vendendo mais. Ou ainda, quando o rendimento for maior. 

 

Entretanto, vamos te dar mais um motivo para iniciar o registro da sua marca hoje mesmo! Continue a leitura e saiba que motivo é esse.

 

Valor da marca registrada

 

A pergunta mais feita por quem deseja registrar uma marca é: quanto custa o registro? 

Mas poucas pessoas entendem que o registro de marca aumenta o valor da empresa ou produto da sua empresa! Por isso, é tão importante ter a marca registrada. 

 

Quando você registra uma marca, você garante que ninguém mais a usou antes e nem poderá usá-la depois. Com isso, em uma empresa em expansão, startups por exemplo, você poderá atrair muitos investidores.

 

Dessa maneira, sua empresa estará protegida juridicamente se alguém acusá-la de plágio, pois você fez o registro da marca primeiro, ela é sua. Além disso, se alguma outra empresa fizer uso indevido da sua marca, terá de arcar com os danos judiciais. 

 

Mas a segurança contra a concorrência desleal de marca é apenas o primeiro benefício ao ter a marca registrada. 

 

Se algum dia você precisar vender sua empresa, ou dividi-la em ações, o registro de marca aumenta o valor de mercado dela. Por isso, além de imóveis, lista de clientes e fluxo de caixa, o registro de marca é analisado e agrega valor ao seu empreendimento.

 

Isso porque sócios-investidores, ou mesmo no caso de venda completa da sua empresa, ter a marca registrada significa segurança. Não haverá riscos de gastos com indenizações, por exemplo. 

 

Ainda, é possível expandir sua empresa para criação de franquias. Ou seja, outras pessoas poderão usá-la, de acordo com as regras definidas pela sua empresa, e terão de pagar uma porcentagem à você, os royalties. Além da taxa de franquia. Ou seja, sua marca se expande e seus lucros aumentam!

 

Cuidados na construção da marca

 

A consolidação de uma marca no mercado é um processo que demora alguns anos para acontecer. Registrá-la é o primeiro passo. E é essencial para sua marca poder crescer. 

 

Com tudo isso que já explicitamos, você não gostaria de criar sua marca, dedicar tempo à ela e, ao registrar, ver que já existe algo muito semelhante protegido pelo INPI. 

 

Por isso, desde o início do planejamento da sua empresa, atente-se à pesquisa das marcas registradas no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual. Você pode fazer isso acessando o site do INPI.

 

Assim, você garante estar criando algo totalmente novo e não corre risco de ter uma surpresa desagradável ao fazer o pedido de registro de marca. 

 

Ao criar uma marca e registrá-la, logo as pessoas irão adquirir seus produtos ou serviços pensando na qualidade da sua marca. Então vemos a importância do registro de marca. Você agrega valor ao seu negócio, atrai investidores e consolida ela no mercado. 

 

É claro, a qualidade do seu produto ou serviço é fundamental para a consolidação dela. Mas, registrá-la é fundamental. Assim, depois do crescimento e sucesso da empresa, você não terá dores de cabeça com alguém copiando você ou alegando que usava a marca antes. 

 

Ter o certificado de registro de marca demonstra profissionalismo, compromisso com o cliente e com a sua própria empresa. Demonstra que você investiu nela o máximo de esforços necessários para seu desenvolvimento. 

 

Aumente o valor da sua empresa com registro de marca!

 

Como você pôde perceber, registrar a marca aumenta o valor de mercado da empresa e traz inúmeros outros benefícios. Conte com uma empresa especializada para te auxiliar em todo o processo do registro de marca no INPI

 

Assim, você pode dedicar seu tempo para pensar em outras melhorias para o seu negócio, como ampliar suas vendas, treinamento para seus funcionários e estratégias de marketing. 

 

O investimento feito para registrar a sua marca será revertido na sua empresa. Mesmo que você não tenha intenção de vendê-la, pode contar com investidores para ampliação dela. Tendo o registro de sua marca, você irá atrair muito mais pessoas dispostas a investir. Afinal, verão na sua empresa um patrimônio consolidado e seguro. 

 

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, mas registrar sua marca é a primeira necessidade para quem deseja ter uma marca reconhecida e de sucesso.

 

Os benefícios são muitos! Entre em contato com a Registro de Marca Guarapuava e veja como podemos ajudá-lo! 

 

Quer saber mais sobre registro de marcas? Fique ligado em nosso blog!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.