Blog

17 ago

Qual o momento certo para registrar uma marca?

Dentre as dúvidas de quem está abrindo uma empresa, está essa: qual o momento certo para registrar a marca? Será que existe um momento ideal para isso? E a resposta é que existe sim! O quanto antes!

 

Logo depois de definir o nome da sua marca, procure registrá-la. Isso dará mais segurança na construção da sua empresa! Contudo, muitas pessoas acabam deixando para depois, imaginando que é preciso esperar a empresa evoluir. 

 

Ou ainda, que é um gasto desnecessário durante a abertura da empresa, que já envolve muito investimento. Entretanto, registrar a marca é uma medida de segurança para sua empresa. 

 

Portanto, preparamos esse conteúdo para que você entenda a importância de registrar sua marca o quanto antes. 

 

O momento certo para registrar a marca é agora!

 

O primeiro passo da abertura de uma empresa é a abertura do CNPJ. Nesse momento, você pode ainda não ter definido o nome da sua empresa. Mas, ao definir o nome para ela, pesquise no INPI se esse nome está disponível para registro.

 

Assim, você assegura que ninguém mais o utiliza, portanto, você não será acusado de uso indevido da marca. 

 

Outro ponto a ser considerado para o registro de marca ser feito logo no início da empresa, é que o trabalho para a construção da identidade de uma marca é longo. Então, você não quer trabalhar a identidade da sua marca, deixá-la forte e depois descobrir que não pode utilizá-la ou ver alguém a registrando antes de você.

 

Além disso, você pode registrar sua marca antes mesmo de ter o CNPJ. Então, quanto antes você pesquisar o nome da sua marca e registrá-la, melhor. Então, você terá muito tempo para trabalhar a identidade da sua empresa com segurança.

 

Mas, se você já tem sua empresa e ela ainda não está registrada no INPI, não perca tempo! Consulte a disponibilidade no site do INPI e registre-a o quanto antes. Evite dores de cabeça no futuro, seja com concorrentes registrando-a ou com questões jurídicas de alguém que tenha uma marca igual e já registrada. 

 

Além disso, registrar sua marca pode fazer com que o valor de mercado da sua empresa cresça. Por isso, é um investimento e não um gasto desnecessário. 

 

Processo do registro de marca

 

É importante solicitar o registro de marca com antecedência. O processo envolve várias etapas e, por isso, pode demorar. Então, é importante levar isso em consideração.

 

Depois de pesquisar se o nome está disponível para registro e escolher se irá registrar a marca nominativa, figurativa, mista ou tridimensional. Para registrar a marca nominativa, não é preciso nem aguardar o logotipo da empresa ficar pronto. Já a figurativa e a mista precisam do logotipo para serem registradas

 

Encontre também a que classe sua marca pertence. Não esqueça que marcas semelhantes podem ser registradas, desde que em classes diferentes. 

 

Depois de pagar as taxas é só acompanhar o seu pedido. Se ele sofrer um pedido de oposição, você deve elaborar uma defesa para garantir a continuidade do seu registro de marca. 

 

Por fim, é preciso renovar o registro de marca a cada dez anos. Em caso de esquecimento, a sua marca poderá ser registrada por outra pessoa ou empresa. 

 

Esse processo pode ser acompanhado por uma assessoria de registro de marcas. Assim, sua única preocupação é expandir sua marca. O registro dela é garantido pela empresa com experiência no assunto. 

 

A Registro de Marca Guarapuava possui experiência no assunto e pode te ajudar. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.