Blog

11 out

O que é, e como utilizar Marca d’ Água

A internet ainda é um território novo, e ainda existem muitas dúvidas e falta de conhecimento a respeito da fiscalização e métodos para se autenticar integridade e propriedade de dados. Milhões de novos conteúdos são publicados todos os dias, são textos, músicas, imagens e vídeos. Pensando nisso, a marca d’ água foi criada para ajudar a identificar o criador, a origem e repassar a ideia de propriedade sobre documentos digitais.

 

O que é a marca d’ água?

 

Geralmente quase imperceptível, sendo geralmente uma logo ou assinatura, a marca d’ água é uma imagem com certo grau de transparência inserida em cima de documentos de textos ou imagens de forma a não comprometer sua legibilidade. Ela pode ser inserida através do uso de editores de texto e imagem. 

 

Como utilizar uma marca d’ água?

 

A marca d’ água é utilizada primordialmente com o objetivo de informar que o conteúdo tem restrições de uso, e que não devem ser realizadas cópias dos mesmos sem expressa autorização do proprietário.

Marcas d’ água também podem ser utilizadas para ajudar a identificar se um documento se trata de um rascunho, ou para acrescentar outras informações como “anulado”, “cópia” ou “amostra”. 

Você pode inseri-las em seus documentos e fotos, pois ao contrário do que muitos ainda pensam, compartilhar conteúdo na internet não significa que eles são necessariamente “domínio público” ou que você deu permissão para que eles sejam utilizados.

 

Exemplos de utilização de marca d’ água:

– Identificar propriedade de conteúdo autoral

– Identificar o “status” de um documento, como Confidencial, Anulado, Cópia, Amostra.

– Fortalecer a sua marca, exibindo a sua logo em seus conteúdos.

 

Como inserir uma marca d’ água no:

Microsoft Word

Em um PDF

 

Exemplo de outras ferramentas online para inserir marcas d’ água

Make WaterMark

https://makewatermark.com/pt/

I Love Img

https://www.iloveimg.com/pt

 

Lembre-se sempre de que proteger seu conteúdo é importante, mas não sacrifique a qualidade da legibilidade. Posicione sua marca d’ água de maneira a não prejudicar a qualidade do seu trabalho.

 

Estou totalmente protegido utilizando marca d’ água?

 

De acordo com a lei 9.610/98, ou Lei dos Direitos Autorais, o Art. 18 nos diz:
“Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.”

 

Ou seja, se um trabalho autoral lhe pertence, este está protegido pela lei. Entretanto, por se tratar de um ambiente digital é recomendável reforçar a proteção dos seus conteúdos autorais através de uma marca registrada.

 

Caso você esteja buscando informações mais detalhadas sobre proteção de fotos, imagens e produtos, recomendamos como leitura complementar, este nosso artigo: 

Como Proteger Fotos e Imagens de Produtos

 

Vantagens de registrar sua marca

 

Registrar sua marca irá lhe recompensar com uma maior tranquilidade, visto que será mais fácil comprovar a sua propriedade sobre seus conteúdos. Ter uma marca registrada, além de todos os aspectos relacionados à proteção e segurança, também irá lhe permitir repassar maior credibilidade, agregando valor e confiança.

 

Como registrar uma marca?

 

Existem muitos detalhes importantes na hora de registrar sua marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) então é altamente recomendável que este processo seja realizado com o auxílio de especialistas para que o processo seja realizado de maneira correta. 

A Registro de Marca Guarapuava é especialista no Registro de Marcas e Patentes, contando com acessoria jurídica de profissionais qualificados e com vasta experiência. 

Solicite um orçamento e comece a aproveitar todos os benefícios de ter uma marca registrada!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.