Blog

08 fev

5 dicas para o registro de marca

O registro de marca é fundamental para garantir a segurança do seu negócio. Para registrar sua marca, existe uma série de etapas necessárias para, posteriormente, evitar problemas com indeferimento ou apropriação indevida. Além disso, o registro de marca garante exclusividade e valor de mercado. Para agilizar o processo, listamos cinco dicas para o registro de marca para ajudá-lo a registrar sua marca.

 

Pesquisas

 

Para saber se sua marca está disponível para ser registrada, deve ser realizada uma pesquisa dentro da base de dados do site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A pesquisa permite saber se a marca já está registrada e diminui o risco de indeferimento. Entretanto, de acordo com o Artigo 124 do Código da Propriedade Industrial, não é possível registrar como marca 23 incisos, dentre eles: indicações geográficas, nomes e sobrenomes, termos técnicos, imitações ou reproduções de marca já existente, cores e denominações. A pesquisa antecipada evita o indeferimento do pedido. Se, após a pesquisa, o registro da sua marca continuar viável, o próximo passo é o cadastro da empresa no INPI. Para isso, algumas das dicas para o registro de marca, também, é conhecer todas as informações necessárias, por exemplo, o tipo da marca.

 

Monitoria

 

Acompanhar o processo é parte fundamental no registro de marca e, principalmente, evita perder prazos. O acompanhamento envolve novas etapas do processo e, talvez pedidos de acréscimos de documentos. Há duas formas de realizar o acompanhamento: manualmente, através do site do INPI, ou por sistema automático de acompanhamento.

 

Taxas

Quanto custa registrar uma marca? Recomenda-se que o registro de marcas seja realizado por profissionais da área. Assim, o custo para registrar uma marca envolve a prestação do serviço. Além disso, registrar uma marca no Brasil implica no pagamento de taxas federais cobradas pelo INPI.

 

Benefícios

 

O registro de marca auxilia no sucesso do negócio. Possibilita a exclusividade da marca em todo o território nacional, impede a apropriação por terceiros e a maior exploração publicitária da marca e seus produtos e serviços. Além disso, o registro de marca inclui em lucros, por meio de licenças concedidas a terceiros para uso da marca.

 

Tempo de registro

 

Com um prazo de validade de 10 anos, o registro de marca pode ser renovável por mais 10 anos. O registro é válido em todo o território nacional. O pedido de prorrogação pode ocorrer de forma sucessiva a cada 10 anos.

 

Cumprir todas as etapas do processo e realizar uma estratégia de acompanhamento efetiva é fundamental para cumprir as dicas para o registro de marca. Para isso, contamos com uma equipe para garantir a eficiência do processo e registrar a sua marca. Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.