Blog

23 maio

5 vantagens de ter sua marca registrada

A única forma de proteger uma marca legalmente é através do registro. Pense nessa situação: você abre sua empresa e não a registra, mas tem um nome que “pega” e assim você capta vários clientes. Daqui um tempo, você é acusado de plágio, por uma empresa que surgiu depois. Essa empresa possui o mesmo nome que você, mas fez o registro assim que abriu!

 

Sem o registro, você não tem proteção num caso assim, e acaba tendo que trocar de nome. Trocando de nome, seus clientes podem estranhar essa mudança e e possivelmente, você perderá alguns deles. Além disso, ainda causa uma grande dor de cabeça e trabalho dobrado. Não é nada legal, né? Por isso, hoje trazemos 5 vantagens de ter sua marca registrada, acompanhe:

 

 

Vantagens em ter sua marca registrada

 

 

  1. Exclusividade

 

Registrando sua marca, você garante exclusividade. O registro no INPI vigora por 10 anos, podendo ser renovado após esse período. Assim, ele garante exclusividade em todo território nacional, podendo ser estendido por mais 137 países, no segmento que você atua. Essa exclusividade protege você de outras pessoas copiarem seu nome e identidade visual. Se sua marca possui um nome muito descritivo (por exemplo, é o mesmo nome de uma categoria onde o produto/serviço está inserido), ou é evocativa (ou seja, se auto intitula “rei”, “o melhor”, “casa da/do”, entre outros), ela possuirá menos individualidade. De qualquer forma, deve ser registrada mesmo assim, a fim de garantir seus direitos. Além disso, é importante lembrar do registro da logo da sua marca. Registrando sua identidade visual, você garantirá proteção dela. Mesmo que as palavras não sejam exclusivas, sua identidade visual sempre será.

 

  1. Credibilidade no mercado

 

Com sua marca registrada, ao passar do tempo ela será diferenciada dos demais concorrentes. O público passa a enxergar como algo inédito, – afinal, o registro da marca a torna exclusiva – creditando muito mais confiabilidade e apreço pelo seu produto ou serviço. A imagem da sua marca se torna algo positivo, o que auxilia a alavancar suas vendas.

 

  1. Licenciamento e permissão do uso de marca

 

Não só a proteção em relação a concorrência, o registro de marca também lhe possibilita ser licenciado de uma grande marca. Assim, gera mais lucro e agrega ainda mais valor para você. Essa é uma forma de trazer mais profissionalismo para seu negócio, e conquistar ainda mais clientes. Para pequenas empresas, ser licenciado pode trazer muitos benefícios e ajudar a marca a crescer.

 

Além de ser um licenciado, outra vantagem de registrar sua marca é que você pode licenciá-la. Assim, se você deseja autorizar o uso de sua marca, o registro dela é o primeiro passo. Licenciar sua marca também traz inúmeros benefícios, como geração de receita e expansão dela. Por exemplo, o Mickey Mouse é uma marca licenciada. Por isso vemos inúmeros produtos por aí, e nem todos são produzidos pela mesma empresa.

 

  1. Fidelização de clientes

 

Criar e registrar a identidade visual e nome da sua marca também são uma forma de aumentar o vínculo com seus clientes. Além de passar credibilidade, como já falamos, mostra que você é preocupado com isso – logo, é uma empresa que se preocupa com a qualidade do serviço que oferece. A imagem da empresa se torna muito mais responsável e sólida a partir do registro.

 

  1. Proteção

 

O registro de marca te protege de acusações de plágio, principalmente. Mesmo estando no mercado há anos, se sua marca não for registrada, você pode ser obrigado a mudar seu nome, sob acusação de plágio. O registro da marca é uma garantia de que ela é sua e você poderá usá-la enquanto o registro estiver em vigor. Dessa forma, não passa por constrangimento e nem perda de clientes, por ter que mudar de nome ou identidade visual.

 

Ter sua marca registrada só tem a te beneficiar, desde o começo. Se você está pensando em criar uma marca, nós podemos te auxiliar nesse processo de registro. Estamos à disposição para te ajudar! Entre em contato por aqui.

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio confira nossas dicas para empreender!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.