Blog

14 jul

A importância da identidade para sua marca

Ao abrir um negócio, muitos empresários imaginam que contratar um profissional especializado para criar a identidade para sua marca é um gasto desnecessário. Contudo, investir em um trabalho profissional garante que sua marca seja reconhecida por meio de suas cores, logotipo, nome e outros elementos. 

 

Esse processo começa ao escolher o nome para a sua empresa. É preciso muita pesquisa para escolher algo que seja fácil de lembrar e que realmente seja a cara da sua empresa. 

 

Depois disso, é preciso pensar nos elementos visuais para criar a identidade para sua marca. Nessa etapa, é imprescindível contar com a ajuda de um profissional qualificado. Ele conseguirá transmitir suas ideias de forma correta e ainda poderá te orientar na escolha dos elementos.

 

Nesse artigo, iremos te ajudar a entender a importância da identidade para sua marca. Afinal, a identidade fará com que a sua marca seja reconhecida

 

Como definir a identidade para uma marca?

 

Antes de mais nada, é preciso que entendamos o que é a identidade visual da marca. Ela é composta por símbolos, cores e fontes com o objetivo de facilitar o reconhecimento da empresa. 

 

É por meio dos elementos da identidade que o público poderá reconhecer sua marca. Quando pensamos em algumas marcas famosas, basta ver a cor que ela mais utiliza que saberemos que se trata daquela empresa. Mesmo sem o nome dela explícito. 

 

Por isso, ter uma identidade visual bem definida é o primeiro passo para o sucesso de uma marca. Dessa maneira, para criar a identidade visual da sua empresa, leve em consideração o público que você deseja atingir e analise a concorrência.

 

Nesses casos, vale a máxima de que “a primeira impressão é a que fica”! Portanto, uma identidade alinhada, profissional, que seja condizente com o seu nicho e converse com o seu público é muito importante. 

 

Ela abrange tanto os aspectos visuais quanto o tom que você usará para se comunicar com seu público alvo e até mesmo os valores da sua empresa. 

 

Nos aspectos visuais, ela abrange o logotipo, a paleta de cores utilizadas na papelaria, como cartão, papel timbrado, pastas e o que mais você precisar. Essas mesmas cores irão compor a sua identidade nas redes sociais. Isso visa gerar uma identificação assim que o público ver sua publicação.

 

A identidade de uma marca pode envolver os vários sentidos e trabalha a imagem da empresa como um todo. É como você será reconhecido ao longo do tempo por seus clientes ou potenciais clientes.

Por isso, é preciso que todos os elementos sejam bem pensados e tenham relação entre si. 

 

Ela pode ser registrada?

 

Ao alinhar sua identidade visual, você pode registrá-la. Existem três tipos de marcas para serem registradas no INPI: nominativa, figurativa e mista

 

O registro de marca nominativa envolve o registro apenas do nome da empresa. A figurativa, apenas o logotipo. Já a mista, abrange o conjunto. Ou seja, o nome da sua empresa e o logotipo.

 

O registro de marca mista é um dos mais procurados exatamente por ser mais abrangente. Mas é preciso atenção! Depois de registrada sua marca, qualquer mudança no logotipo exige um novo registro. Isso porque o registro da marca é único e envolve todos os elementos. 

 

É por isso que reforçamos que o processo de criação da identidade da sua empresa deve ser feito com cuidado. Não faça nada às pressas, nem com qualquer profissional. Busque aquilo que melhor atender às suas expectativas.

 

Registre sua marca!

 

E depois de tanto trabalho, você não gostaria de ver seu trabalho copiado, não é mesmo? Por isso, registrar a sua marca é tão importante! Ela irá proteger sua empresa e pode até aumentar o valor de mercado dela

 

Conte com a Registro de Marca Guarapuava para te ajudar nisso! Entre em contato conosco e tenha sua marca registrada!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.