Blog

18 nov

Abrir uma empresa: saiba tudo que precisa

Abrir uma empresa rentável e lucrativa é o sonho de todo empreendedor. Pois ter seu próprio negócio é uma inspiração, para que o trabalhador se aventure no mercado econômico nacional. Mas ter conhecimento de mercado não é a única premissa para abrir uma empresa. Conheça os pontos necessários para começar empreender e ter sucesso!

 

Abrir uma empresa no Brasil

No Brasil, a estimativa de tempo para conseguir abrir uma empresa é de 53 dias, aproximadamente. Por esse motivo, o Brasil é considerado um dos países mais demorados e burocráticos para se abrir uma empresa. Porém, apesar de estar nesse ranking, aqui é o país que mais se empreende. Então não deixe que o medo de encarar essa burocracia te impeça de realizar seu sonho de empreender. 

 

Planejamento

Com certeza você já ouviu muito essa palavra, afinal, ela é o primeiro passo para abrir uma empresa. Afinal, para que você alcance o sucesso esperado, é preciso empreender no papel, no planejamento passo a passo. 

Onde é o melhor ponto para atingir seu público? Qual formato de publicidade usará para divulgar sua empresa? Como analisar fornecedores e garantir um estoque completo? Essas são apenas algumas das questões que devem ser levantadas no planejamento inicial.

 

Burocracia para abrir uma empresa

Tributos a serem pagos, taxas e mais taxas, documentos registrados em cartório. Essa etapa com certeza é a que mais assusta os futuros empresários. Mas ela não é impossível, podemos garantir. Se você fizer tudo corretamente aqui, futuramente você estará evitando dores de cabeça ainda maiores.

Então, para te ajudar, sugerimos contratar um contador, pois ele é o profissional preparado para auxiliar em todos esses processos. Assim, você agiliza a documentação de abertura de forma que seu planejamento saia do papel da melhor forma.

 

5S para sua empresa

A técnica do 5S é uma padronização de gestão de qualidade criada no Japão, onde cada S representa uma etapa que vai manter a empresa mais organizada. Essa filosofia é mantida dentro de grandes empresas e traz bons resultados. Sendo assim, pode ajudar você também.

 

  1. Etapa Seiri – Classificar
  2. Seiton – Organizar
  3. Etapa Seisô – Limpar
  4. Seiketsu – Padronizar
  5. Etapa Shitsuke – Manter

 

Registros para abrir uma empresa

Os registros realizados para abrir uma empresa vão desde registro da sua marca, até o de localização. Mas vamos falar do imprescindível, que é o Registro de Marca. Já pensou se você realizar todas as etapas citadas acima, e ao fim descobrir que existe uma empresa com o mesmo nome que a sua? Isso não é nada bom, não é mesmo? Então não deixe para o último momento o registro de marca da sua empresa. 

Nós podemos te ajudar nesse processo, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

 

Se você ainda ficou com alguma dúvida, confira nosso artigo Checklist: como abrir uma empresa. Continue acompanhando nosso blog para se manter sempre bem informado. 

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.