Blog

11 set

INPI adere ao IP Marketplace

No dia 3 de setembro de 2019, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinou, com o Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas (DKPTO), a adesão do Brasil no IP Marketplace. 

Essa adesão ocorreu na abertura do 11º Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID). Aliás esse evento aconteceu no Rio de Janeiro. Na presença do presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, e do embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz.

Entenda mais sobre o assunto: 

 

O que é o IP Marketplace?

Essa plataforma foi desenvolvida pelo Escritório Dinamarquês de Patentes e Marcas. Ela funciona como uma vitrine de marcas, patentes e desenhos industriais. 

Além disso, ela é responsável por estabelecer o primeiro contato entre os interessados, na expectativa de que as negociações e transações sejam realizadas diretamente. 

O IP Marketplace oferece ferramentas que são responsáveis pela avaliação dos direitos de Propriedade Industrial e dos modelos de contratos. Tudo isso a fim de facilitar o contato com possíveis apoiadores, compradores, vendedores, licenciadores, parceiros e, até mesmo, possíveis investidores.

Aliás, a participação na empresa é grátis e já está aberta para empresas, instituições de ensino superior e pessoas físicas.

No IP Marketplace já constam 6 mil registros de usuários de 157 países.

 

Novidades

O INPI tem se preocupado muito com o atraso no registro de patentes. Existe um grande número de pedidos não concluídos por não terem sido decididos pelo órgão vinculado ao Ministério da Economia. 

Portanto, o INPI tem o objetivo de liquidar, em dois anos, um número de 160 mil pedidos de patentes que contam com atraso de até 8 anos e meio. 

Além disso, a fim de atingir mercados estrangeiros, o instituto inaugurou o registro internacional de marcas brasileiras a um custo baixo. O presidente do INPI contou que tem a intenção de digitalizar os serviços prestados pelo instituto. Essa medida tem o objetivo de facilitar o acesso do usuário a seus processos.

O presidente do instituto está criando forças-tarefa a fim de agilizar esses projetos estratégicos.

 

Se você quer registrar sua marca como pessoa física ou jurídica, a Registro de Marca conta com uma equipe especializada para te ajudar. Entre em contato aqui ou faça um orçamento.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.