Blog

10 ago

Marca Tridimensional: o que você precisa saber sobre ela

Ao decidir fazer o registro de uma marca, você pode ter se deparado com muitos termos desconhecidos. É preciso entender a qual classe de marca a sua pertence. E ainda, é preciso definir se irá registrar a marca nominal, figurativa e mista. Ou então a marca tridimensional.

 

O registro da marca nominal é aquele que protege apenas o nome da marca. O registro da marca figurativa protege a parte visual da marca, ou seja, logotipo, fonte e cores. Já a mista é aquela que envolve tanto o nome quanto seu aspecto visual.

 

E a marca tridimensional, onde se encaixa? Como é bastante específica, preparamos um conteúdo inteiro dedicado apenas a ela. Então, aqui você irá entender o que é a marca tridimensional, como pedir o registro e as vantagens em registrar uma marca tridimensional.

 

O que é marca tridimensional e qual a vantagem em registrá-la?

 

De acordo com o manual de marcas do INPI, a marca tridimensional é aquela em que a forma plástica do produto distingue-se por si. Ou seja, quando a forma física dela é exclusiva para aquele produto e não há mais nenhuma outra semelhante no mercado.

 

Por exemplo, quando você visualiza uma garrafa de vidro da marca Coca-Cola ou a de plástico da marca Yakult. Elas são tão populares que, mesmo que você não veja o logotipo ou nome da empresa, você já sabe que pertencem a essas marcas. 

 

Apesar de não ser muito popular, o registro da marca tridimensional é muito importante para a consolidação e proteção da identidade visual de uma marca. Por isso, é fundamental garantir a proteção sobre seu produto com o registro no INPI.

 

Afinal, uma marca 3D registrada irá destacá-lo no mercado, diferenciando-o da conferência. Com isso, você poderá aumentar o valor de mercado do seu produto ou da sua empresa

 

Posso registrar qualquer embalagem como marca tridimensional?

 

Para essa pergunta a resposta é: depende. O INPI faz algumas ressalvas quanto ao registro de marcas tridimensionais. Isso porque uma forma comum ao produto não pode ser registrada. 

 

Por exemplo, o formato cilíndrico das garrafas PET para refrigerantes ou retangular das caixas de leite. Semelhantemente, formas comuns ao objeto também não podem ser registradas, como no caso de bolas de futebol. 

 

Por fim, não é possível registrar formas que possam ser facilmente deformadas. Como é o caso das embalagens de creme dental. Isso porque, ao final do uso, a embalagem tem seu formato modificado. 

 

Como fazer o pedido de marca tridimensional?

 

O processo para registrar uma marca tridimensional segue as mesmas etapas dos outros tipos de marca. 

 

Por isso, a primeira etapa é certificar que sua marca está disponível para registrar. Ou seja, que mais ninguém a utilizou. 

 

Depois, é preciso fazer o pagamento das taxas e envio da documentação necessária. A particularidade das marcas tridimensionais é que você precisará enviar imagens do objeto de vários ângulos. Assim, de forma a caracterizá-lo com 3D. 

 

Por fim, você precisará aguardar o deferimento do processo. É preciso estar atento, caso seu pedido sofra algum pedido de oposição, você terá um tempo para defender-se e garantir o registro da marca. 

 

O processo pode ser demorado e exige alguns conhecimentos específicos. Você pode optar por fazer isso sozinho. Porém, contar com uma empresa especializada em registros de marca tornará o processo mais fácil para você.

 

Assim, você não precisa se preocupar em acompanhar diariamente seu pedido de registro, nem em defender-se em caso de oposição. A empresa fará tudo isso por você!

 

A Registro de Marca Guarapuava pode te ajudar nisso! Se você deseja registrar sua marca entre em contato conosco, cuidaremos de todo o processo! 

 

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.