Blog

11 nov

Marcas de Sucesso: Amazon

Hoje em dia, é muito difícil você encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar na Amazon. Apesar de ser uma empresa americana, ela tem sua referência aqui no Brasil, e não é só por vender seus produtos aqui no país, mas também por outro motivo. Quer descobrir qual é? Então continue acompanhando nosso artigo e se surpreenda!

 

O fundador da Amazon: Jeff Bezos

Jeff Bezos nasceu em Albuquerque, no Novo México em 12 de janeiro de 1964. É graduado em engenharia elétrica e informática pela Universidade de Princeton. Jeff foi um grande nome em Wall Street, trabalhando em diversos campos dentro do polo empresarial mais importante do mundo. Mas em 1994, Jeff resolveu que queria mudar de rumo, e assim o fez. Pediu demissão de um emprego estável e bem sucedido, para realizar seu sonho de empreender. E assim, depois de muito planejamento e cautela, pois Jeff é conhecido por ser muito metódico e perfeccionista, a Amazon foi iniciada.

 

Jeff_Bezoz

Antes da Amazon nascer

Antes de ter esse nome, que hoje é o nome da marca mais valiosa do mundo, a Amazon se chamava Relentless, que traduzido significa “Implacável”, e ainda hoje se digitado no buscador o nome relentless, você será direcionado ao site atual da Amazon.com. E ainda antes desse nome, o qual foi criticado por amigos e advogados de Jeff, ainda existiu uma primeira opção, que era Cadabra. Com esse nome, Jeff tinha a intenção de mostrar que su empresa era tão incrível que parece até mágica.

 

Mas um grande amigo de Jeff o desaconselhou a usar esse nome Cadabra, por ser muito semelhante a palavra Cadáver, e isso não traria bons resultados a Jeff.

Então, em 1995 a empresa começou a surgir, e com ela o nome que ficaria na história. Foi aí que o nome Amazon fez todo o sentido. 

 

E como falamos, a grande referência para tal nome, surgiu do Rio Amazonas, que é o maior rio do mundo. E era assim que Jeff gostaria que a sua empresa fosse lembrada, referência e maior em seu segmento.

 

O que a Amazon vendia?

Quando tudo começou, lá em 1994, Jeff e sua esposa Mackenzie tinham apenas uma pequena loja na garagem de casa. E assim tudo começou: eles tinham 4 opções de nicho de produtos que poderiam vender pela internet, que até então estava começando a ganhar espaço. Livros, CDs, peças de hardwares e softwares. Essas eram as opções as quais eles deveriam focar suas vendas. Além disso, pela demanda de buscas, optaram pelos livros. E mais uma vez, o visionário Jeff acertou na escolha, e começou seu império. 

 

Logo no primeiro mês de vendas, a Amazon já possuía pedidos de praticamente todos os estados dos EUA. E assim despertou a atenção de grandes nomes do ramo, mostrando que veio para ficar e fazer muito sucesso.

 

Mais crescimentos

Em 1998, Jeff resolveu que deveria aumentar seu potencial de vendas, e agregou a venda de Cd’s e Dvd’s, e em 1999 acrescentou brinquedos e eletrônicos em seu catálogo de produtos no e-commerce.

 

Em 2000, com o grande lançamento do Marketplace, a Amazon aumentou ainda mais suas vendas, através de parceiros de vendas. Assim, com vendedores menores que ofereciam seus produtos, vendiam e ganhavam suas comissões por vendas, a Amazon se expandiu e tomou tamanho de grande empresa. Nessa época, as ações da empresa giravam em torno de US$100,00 e isso era incrível para uma empresa que acaba de aparecer no mercado.

Assim como o ano de 2000 foi o ano do sucesso da Amazon, também se tornou o ano de fracasso e quase falência, sim, tudo isso em apenas um ano. Continue acompanhando e descubra o motivo.

 

Do topo ao chão

Após esse crescimento todo, a Amazon sofreu uma grande queda, pois a internet vivia seu ápice. No dia 10 de março de 2000, a bolha da internet faliu milhares de empresas que tinham seu lucro no online. E como a Amazon era uma empresa online, sofreu muito com essa crise. Suas ações passaram de US$1000,00 para inacreditáveis US$6,00, e isso quase fez com que Jeff fechasse suas portas. Mas graças a sua persistência e visão de futuro, o empresário não deixou que a crise acabasse com seu sonho. Então a Amazon começou sua recuperação.

 

Outros nichos

Em 2005, a Amazon lançou sua plataforma Premium. Com o intuito de diminuir ainda mais o tempo de entrega dos produtos, e ter ofertas exclusivas para clientes Premium. Logo, essa assinatura passou a fornecer acesso a sua plataforma de Streaming exclusiva. Com filmes, séries e músicas, a plataforma da Amazon Prime se tornou a concorrente número 1 da gigante Netflix.

 

Em 2016, a empresa não cansava de lançar projetos de sucesso, e assim surgiu o Amazon Web Services, uma empresa praticamente fora da Amazon, onde oferece serviços de armazenamento de dados em grande escala. Em 2015, essa empresa já contava com mas de 1 milhão de usuários de mais de 190 países, entre seus cliente estão a NASA e também sua concorrente fiel, a Netflix.

 

Mas e os livros?

Os livros não ficaram esquecidos em meio a todo esse sucesso. Não é atoa que o Kindle é uma das maiores criações da marca Amazon. Após todas suas evoluções, o kindle esta na sua 10ª geração, e com versão exclusiva para crianças também.

 

Amazon e o futuro

Jeff Bezos não parou de empreender, e lançou diversas outras vertentes da Amazon. Uma das mais famosas é a do Amazon Go, um supermercado totalmente funcional. Ou seja, você realiza suas compras sem nenhuma interação humana, como de atendentes e caixas. Apenas colocando produtos da prateleira na cesta e saindo pela porta. E sua mais nova ideia empreendedora, entregas com drones. Porém, essa ainda esta sendo testada, mas com certeza não iremos demorar a ver esse novo empreendimento revolucionário da Amazon.

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário para nós. E continue acompanhando nosso blog para mais artigos interessantes assim!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.