Blog

09 set

O que é registrável como marca?

De maneira geral, podemos dizer que a marca é fundamental para o êxito de qualquer empresa, afinal é ela que identifica e distingue produtos e serviços. A marca é o que faz sua companhia ser o que ela é. Levando em consideração tal importância, certamente todo empreendedor precisa registrar a marca do seu negócio.

 

Seu caráter identitário deriva deste ponto. Através da marca a instituição comunica-se com os seus clientes em potencial, constituindo assim uma forma eficaz de interação com os consumidores e sua empresa ou produto.

 

Com o procedimento de registro, você manterá sua a marca protegida legalmente, garantindo seu uso exclusivo, livrando-se de eventuais plagiadores. Além disso, você passará uma maior segurança em sua atuação no mercado. Uma marca sem registro poderá gerar transtornos.

 

Caso o empresário não possua direito registrado sobre sua marca, qualquer um poderá utilizá-la indiscriminadamente. Assim, é apropriado registrar. Consequentemente, você garante o direito de uso exclusivo de sua marca em todo o território nacional, em seu segmento.

 

O registro também preserva seu direito em caso de ações contra terceiros que porventura venham utilizar sua marca aleatoriamente.   

 

Condições para uma marca ser registrável

 

De acordo com a legislação (Lei. 9.279, de 1996) que regulamenta o registro de marcas no Brasil, sem violar regras éticas e morais, qualquer sinal visualmente perceptível pode ser registrado como marca, incluindo: nomes, símbolos, figuras, palavras, emblemas, entre muitas outras opções.

 

Além disso, essa marca deve estar relacionada com o produto ou serviço que pretende representar, característico ao que se refere. O sinal escolhido não pode ser algo genérico, precisa ser distinto de tudo que já existe. Ele deve ser diferente o bastante para que possa ser registrado como propriedade de uma única empresa.

 

Registre sua marca com a Registro de Marca Guarapuava

 

Qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, residente ou não no país pode requerer uma marca. Esse registro é concedido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

 

A Registro de Marca Guarapuava trabalha para facilitar os processos de registro da marca de sua empresa, pois é notória a burocracia e prazos estendidos, estabelecidos pelos órgãos institucionais reguladores de marcas e patentes.

 

Não perca mais seu tempo nem desgaste sua serenidade com este processo reconhecidamente demorado. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.