Blog

13 maio

Quais as vantagens de ter a marca registrada para festas e eventos?

Em tempos de pandemia, quem não sente saudade de um evento social, não é mesmo? Seja uma festa, assistir a um evento esportivo pessoalmente ou até mesmo fazer um curso presencial. Participar de festas e eventos faz parte da nossa condição humana. Por isso, é normal que estejamos sentindo falta desse elemento de nossas vidas.

 

Contudo, mesmo em tempos assim, o mercado de festas e eventos não pode parar. Enquanto não podemos nos reunir pessoalmente, quem trabalha com isso continua criando ideias para oferecer o melhor entretenimento à população, quando for seguro. 

 

Se você está pensando em criar uma festa ou um evento para quando a pandemia passar, e quer garantir que mais ninguém irá usar o mesmo nome que você criou, é preciso registrar a marca da sua criação. 

 

Neste artigo, mostraremos a você qual a importância de ter a marca registrada de sua festa ou evento, além dos passos que você deve ter para registrá-la.

 

Marca registrada: qual a importância em festas e eventos?

 

Antes de mais nada, é necessário pensar no nome do seu evento. Ele precisa refletir a personalidade do evento e conversar com o público-alvo. Também, é importante ter uma sonoridade boa, fácil pronúncia e memorização. Além disso, precisa dar uma ideia do que será o evento. Não é pouca coisa! 

 

Agora, imagine se você tem todo esse trabalho e descobre que alguém já pensou no mesmo nome e o registrou! Seria uma decepção! Por isso, faça uma busca dos possíveis nomes na base de dados do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) com os possíveis nomes que você planejou, antes de decidir qual irá usar. 

 

O trabalho para criar um nome e desenvolver toda a ideia de uma festa ou evento é enorme. Então, ter alguém copiando ele é uma situação muito desagradável. Ter a marca registrada para festas e eventos irá garantir que mais ninguém use-a. Se alguém usá-la, terá consequências legais. 

 

Da mesma forma, se você não fizer o registro da sua marca, outra pessoa pode fazê-lo. Então, você perde os direitos sobre ela e tudo que ela irá conquistar. Por isso, é muito importante que o registro de marca seja feito o quanto antes!

 

Outra vantagem de ter a marca registrada da sua festa ou evento é que você pode licenciá-la. Dessa forma, outras pessoas podem realizar ela em outros locais. Expandir o seu negócio é uma boa ideia! 

 

A marca registrada, além de garantir o uso exclusivo do nome no Brasil inteiro, ainda pode ser expandida para outros mais de 100 países que fazem parte da Convenção da União de Paris de 1883.

 

É importante ressaltar que registrar uma marca é diferente de patentear. Não é possível patentear uma festa ou evento. Isso porque só é possível patentear um produto ou processo. Mas o registro de marca pode e deve ser feito!

 

Como registrar a marca do meu evento ou festa?

 

Os passos para o registro de marcas merecem atenção. Você poderá registrar o nome, bem como o logotipo criado para seu evento. 

 

Vamos relembrá-lo: crie seu cadastro no e-INPI. Depois disso, escolha o tipo de marca: nominativa, mista ou figurativa

 

Escolha o tipo de serviço prestado, no caso de festas poderá ser a opção “promoção de eventos culturais”, por exemplo. Mas, isso irá variar de acordo com a especificidade do seu negócio. 

 

Depois, você terá que gerar uma GRU (Guia de Recolhimento da União). A GRU nada mais é que o boleto pelo serviço de registro de marca. Depois de pagar a guia, você pode acessar o e-Marcas. Assim, você terá acesso ao sistema para fazer o pedido do registro de sua marca. 

 

Logo depois de preencher o formulário de cadastro, basta anexar os documentos solicitados. Anote o número do seu processo para acompanhar o pedido de registro de marca da sua festa ou evento. 

 

O que fazer antes de começar a criar minha festa ou evento?

 

Antes de colocar em prática sua festa, existe todo o processo de planejamento. Nesse momento em que estamos vivendo, temos tempo para planejar. Contudo, é preciso continuar na organização.

 

Depois de criar o nome e o logotipo do seu evento, não esqueça de registrar a sua marca! As vantagens de ter a marca registrada da sua festa ou evento são inúmeras. O registro de marca é a garantia legal de que seu evento não será copiado.

 

Não perca essa oportunidade por medo de fazer algo errado durante o processo. Se você tiver dúvidas de como fazer isso, procure uma empresa de assessoria especializada. Isso garante o sucesso na hora de ter a sua marca registrada. 

 

Ficou com alguma dúvida? A Registro de Marca Guarapuava pode te auxiliar nesse procedimento! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a  registrar sua marca de festa ou evento. 

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.