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19 jun

Registro de marcas: qual a sua função?

Você já conhece as principais vantagens de um registro de marcas, mas talvez ainda não tenha se familiarizado com a sua função. Pensando nisso, reunimos várias informações sobre o assunto neste artigo. Continue lendo para saber mais!

Clareza no relacionamento com os consumidores

Imaginou se existissem inúmeras empresas com as mesmas funções, produtos, serviços e principalmente, com o mesmo nome? Os consumidores não saberiam qual é a sua marca e, consequentemente, não existiria a possibilidade de se tornar a “marca preferida”.

O registro de marca garante que ela seja a única no segmento, este fator gera segurança para o titular da marca, que possui direito garantido de exploração comercial da mesma garantido, e, principalmente, para os consumidores, os quais terão a certeza de que não serão iludidos ou enganados quando adquirirem determinada marca.

 

Receber indenização pelo uso não autorizado

Caso você perceba que existe alguém imitando, reproduzindo, importando ou ainda vendendo produtos com a sua marca sem a sua autorização, você poderá acionar a justiça. É um direito seu impedir a comercialização de produtos não-autorizados da sua marca, possibilitando conseguir judicialmente uma decisão que determine a interrupção imediata destes produtos indevidos. Além disso, uma indenização deverá ser paga pelos danos causados a você (moralmente) e a sua marca (fisicamente). 

Este fator de uso não-autorizado se estabelece por todo o país, uma vez que após realizar o registro da sua marca, você tem o direito de uso reconhecido em todo o território nacional. Por este, motivo é muito importante acompanhar sempre o seu registro de marca junto ao INPI.

 

Somente o registro de marcas permite o uso para licenciamentos e franquias

Para realizar o licenciamento de vendas ou franquear uma marca, o registro da mesma precisa estar em dia. O uso destes artifícios de negócio são muito comuns na atualidade, as franquias estão por toda parte e podem garantir um bom lucro para o titular do negócio.

O licenciamento é comum em marcas maiores, mas possui menos profundidade durante o processo de fidelização com o comerciante. Ambas as opções podem conferir uma grande receita para a marca dependendo da proporção que ganharem.

 

Já está preparado para entrar com o processo de registro da sua marca? Entre em contato com a nossa equipe especializada e comece agora mesmo!

 

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