Blog

26 fev

Registro de desenho industrial – Por que é importante?

O registro de desenho industrial deve ser algo prioritário para qualquer indivíduo ou empresa que almeja lançar um produto novo no mercado.

 

Qualquer propriedade intelectual precisa ser registrada, afinal, é só dessa maneira que ela estará protegida legalmente.

 

No texto a seguir, explicaremos um pouco mais sobre o que é um desenho industrial e a importância de realizar o seu registro. Acompanhe!

 

 O que é um desenho industrial?

 

Como mencionado anteriormente, toda propriedade deve ser registrada para garantir os direitos do seu criador sobre ela. Com um desenho industrial não seria diferente. Mas afinal de contas, o que é exatamente um desenho industrial?

 

O Desenho Industrial é o design do seu produto, ou seja, ele corresponde à aparência (linhas, cores, formatos) da sua criação.

 

Entretanto, para ser definido como um desenho industrial, ele precisa ser inovador, original e deve servir para ser industrialmente produzido.

 

Portanto, é importante verificar se o produto não possui aspectos e fins puramente artísticos. Se esse for o caso, esse tipo de obra se encaixa em outra categoria e é protegida por outro tipo de legislação.

 

Veja alguns exemplos do que pode ser registrado como Desenho Industrial:

 

  •         – Carros
  •         – Brinquedos
  •         – Embalagens
  •         – Móveis
  •         – Peças de decoração

 

 Qual a importância do registro de desenho industrial?

 

O registro do desenho é uma das maneiras de proteger legalmente essa criação de design. Obter esse registro é a única forma segura de se defender contra a cópia ou reprodução indevida do seu produto.

 

Para ser o único autorizado a fabricar ou vender tal produto, não existe outra alternativa a não ser registrar.

 

Como consequência, ao não registrar seu desenho, o proprietário não terá a garantia dos seus direitos e estará vulnerável para que qualquer outra pessoa possa utilizá-lo e até mesmo registrá-lo em seu lugar.

 

Ainda, o processo de registro é fundamental para diferenciar os produtos oferecidos pelas marcas, sendo um grande incentivador de criações inovadoras e diversificadas.

 

Como registrar

 

O registro pode ser solicitado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas e deve ser feito através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Outro aspecto a ser mencionado é a rapidez desse tipo de processo. Leva aproximadamente um ano para que a análise do preenchimento dos requisitos exigidos pela INPI seja feita.

 

Se tudo estiver dentro dos conformes, seu pedido será deferido e o INPI concederá o seu certificado.

 

Esse procedimento não é tão complicado como muitos pensam, porém é um pouco burocrático e exige muita atenção do proprietário.

 

Vale lembrar também que, apenas o pedido não garante seu registro. É fundamental acompanhar de forma recorrente as etapas do processo para não perder nenhum dos prazos exigidos.

 

Contar com a ajuda de empresas especializadas nesse segmento é a forma mais segura de certificar que tudo ocorrerá da melhor forma possível.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.