Blog

13 out

Se eu mudar minha marca preciso registrá-la novamente?

Se você deseja mudar sua marca, talvez precise registrá-la novamente. A escolha da sua marca e o processo de registro são extremamente importantes, por isso é necessário ficar atento à uma série de regras estabelecidas pela legislação do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A forma que você apresenta seu pedido determinará a efetividade do processo.

 

Depois que o pedido de registro é apresentado ao INPI ele não poderá sofrer nenhum tipo de alteração ao longo do período de análise.

 

Continue lendo nosso artigo para entender os motivos que levam a necessidade de registrar sua marca novamente!

 

Mudança de Marca

 

Certamente, toda marca presente no mercado precisa se adaptar às novas tendências e modificações sociais. Após um certo tempo, é muito comum que um proprietário de uma marca decida escolher novas características para ela, como novas cores, fontes, design ou até mesmo uma imagem diferente daquela que usava antes. 

 

Contudo, a lei da Propriedade Industrial não viabiliza que esse tipo de variação seja feita em um documento já existente. Portanto, quando a marca muda é necessário realizar um novo registro.

 

Por que registrar uma marca novamente?

 

O processo de reposicionamento caracteriza mudanças nos registros iniciais, ou seja, é como se você estivesse criando uma nova marca do zero. No entanto, é recomendado manter os registros antigos para garantir a segurança das versões anteriores.

 

A regra geral diz que depois que o pedido for declarado ele não poderá sofrer alterações, sua análise será feita levando em consideração o que foi apresentado no momento da solicitação. Porém, vale lembrar que em algumas circunstâncias, alterações serão permitidas, seja por causa de erros ou mudança de titularidade.

 

A garantia do uso exclusivo em todo território brasileiro é estabelecida pelo que está descrito em seu certificado.  Isto é, a marca que está no documento em processo de análise que será objeto de exclusividade.  

 

Algumas empresas, após terem suas marcas registradas, mudam ela por completo pois acreditam que o registro certifica qualquer possibilidade de alteração. Sendo assim, tome cuidado, quando a marca não é utilizada da forma como foi concedida, é possível perdê-la para terceiros!

 

Desta forma, se você estiver fazendo uso da Marca Registrada de forma distinta à concedida, é necessário fazer a regularização para que não haja problemas futuros. É possível buscar ajuda com empresas especializadas nesse tipo de procedimento. 

 

Continue acompanhando nosso blog para mais informações como essa, se precisar de auxílio para registrar sua marca basta entrar em contato com a gente!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.