Blog

12 fev

Símbolo de marca registrada – O que é e como usar?

O processo de registro é o primeiro passo para manter a longevidade da sua marca, afinal, o registro irá garantir a proteção contra o uso de terceiros, dentre outros benefícios. Uma das maneiras de comprovar que sua marca foi registrada pelo INPI é através da utilização do símbolo de marca registrada. Você sabe qual é ele?

 

No texto a seguir, falaremos um pouco mais sobre esse símbolo e o seu uso, continue a leitura!

 

O que é símbolo de marca registrada?

 

O símbolo de marca registrada no Brasil é representado pela letra “R” maiúscula dentro de um círculo (®). Ele é a comprovação visual que uma determinada marca passou pelo processo de registro através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Quem pode usar o símbolo de marca registrada?

 

O uso do símbolo de marca registrada só é permitido para aqueles que têm a marca efetivamente registrada, ou seja, o empreendedor deve ter seguido todos os passos do procedimento de registro, junto ao órgão responsável pela propriedade industrial no Brasil.

 

Apenas quando o seu pedido for deferido que você estará oficialmente liberado para utilizar o símbolo de marca registrado no seu logotipo. Caso contrário, o uso não será permitido.

 

Aqueles que fazem o uso mesmo sem ter o certificado de registro, estão correndo um grande risco.

 

Utilizar o símbolo de forma inadequada pode gerar diversos problemas, já que, essa prática pode ser considerada como falsidade ideológica, propaganda enganosa e concorrência desleal.

 

Portanto, é fundamental estar atento a esses detalhes para não cometer esse tipo de erro grave.

 

Qual a importância de utilizar o ® ?

 

Primeiramente, é importante ressaltar que a utilização do símbolo de marca registrada não é obrigatória, entretanto, ele pode trazer algumas vantagens.

 

O símbolo ® fortalece a empresa, pois ele comunica ao público que a marca foi devidamente registrada. Sendo assim, seus produtos e suas peculiaridades não poderão ser replicados por terceiros.

 

Certamente, empregar o símbolo na representação visual de uma marca pode transmitir mais seriedade e credibilidade não só ao consumidor daquele produto ou serviço, mas também à concorrência.

 

Onde deve ser usado o símbolo de marca registrada?

 

O símbolo é geralmente usado ao lado direito na parte superior ou inferior da logomarca. A posição e o tamanho irão depender da escolha do proprietário, porém, vale lembrar que a proporção do símbolo deve ser discreta para que não chame mais atenção do que a própria marca. 

 

Diferenças dos símbolos R, C e TM  ( ® © ™ )

 

Como já falado anteriormente, o R (®) é o símbolo do registro de marca, processo realizado junto ao INPI. O C (©) se refere a palavra inglesa “Copyright” que nada mais é do que a proteção dos direitos autorais.

 

O TM (™) se refere à outra palavra da língua inglesa, “Trade Mark” que significa marca comercial e é mais utilizado nos Estados Unidos, pois tem basicamente o mesmo significado que o ® no Brasil.

 

Agora que você entendeu do que se trata o símbolo de marca registrada, poderá fazer o seu uso da forma correta. Ficou com alguma dúvida? Basta entrar em contato com a nossa equipe!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.