Blog

13 fev

Como funciona o registro de marcas em 10 passos

Você sabe que para garantir a proteção da sua marca, você precisa ter o registro dela ativo. Porém, você sabe como funciona esse processo de registro? Vamos te contar tudo! Acompanhe abaixo

 

Como funciona o registro de marcas: Passo #1

O primeiro passo é efetuar o cadastro no e-INPI. Dessa forma você dá início ao seu processo.

 

Passo #2 

O segundo passo é ler o material de referência, que é o Manual de Marcas. Pois lá você encontra informações sobre os sinais que são proibidos legalmente. Eles fazem parte do art.124 da Lei de Propriedade Industrial. Aliás, essa Lei é outro material importante para se ler nesse processo.

 

Passo #3

Em seguida, quando você resolve registrar sua marca deve realizar uma pesquisa no site do INPI. Assim, você irá verificar se já não existe uma marca igual a sua registrada. Caso já exista, será necessário verificar alguns pontos importantes. Falamos melhor sobre isso aqui.

 

Passo #4 

Verificar em qual tipo de marca se enquadra: figurativa, nominativa ou mista. Aqui, pode acontecer uma confusão na hora da verificação. Afinal, a marca nominativa é formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números. Porém, a marca mista é a combinação de palavras e imagem, que abriga o conjunto nome + logo. E diferente da marca nominativa, a marca figurativa é constituída por desenhos, imagens e formas fantasiosas. Para saber mais sobre os tipos de marca, você pode conferir nosso conteúdo que fala somente sobre esse assunto. Além disso, vale lembrar que você pode solicitar um acompanhamento e ajuda na hora de registrar sua marca. Existem empresas como a Registro de Marca que trabalham para auxiliar e tornar esse processo mais fácil e ágil. Dessa forma, você pode solicitar um orçamento ou tirar suas dúvidas aqui, ou no formulário abaixo.

 

Captcha obrigatório
Em breve entraremos em contato com você. Obrigada!

 

Passo#5 

No meio do processo, o próximo passo é consultar a lista de produtos ou serviços do INPI. Assim, lá você irá escolher os produtos ou serviços que se encaixa com o que a marca oferece.

 

Passo #6 

Com o cadastro devidamente realizado no sistema do INPI, você deve acessar o módulo GRU (Guia de Recolhimento da União) para gerar a guia. Assim, ela deve corresponder ao serviço desejado, digitando-se o código referente ao mesmo. Após esse processo, deve ser feito o pagamento da GRU

 

Passo #7 acessar o sistema e-Marcas

Após o pagamento, você deve acessar o Sistema e-Marcas. Ele é o sistema eletrônico para solicitar serviços de marcas ao INPI. Dessa forma, é nele que você pode depositar pedidos de registro ou petição de uma marca. Além disso, para ter o acesso, é necessário um número de GRU válido, que deve estar pago antes do login.

 

Passo #8 

Agora, dentro do Sistema e-Marcas, preencha o formulário com os dados da sua marca. Assim, é possível entrar com pedido de registro da marca.

 

Passo #9 

Nesse passo, você deve anexar a imagem da marca e demais documentos em PDF. Assim, todos devem estar legíveis, e é preciso se estão dentro da documentação necessária.

 

Passo #10 

O último passo é aceitar as declarações do formulário. Aqui, você deve anotar o número do processo para, dessa forma, poder fazer o acompanhamento.

 

Se você possui dúvidas e dificuldade para realizar o processo e quer saber melhor como funciona o registro de marcas, pode ter o apoio de uma equipe preparada para te ajudar. Afinal, a Registro de Marca Guarapuava atende o Brasil todo, auxiliando no processo de registro de marca.

Entre em contato abaixo!

 

Captcha obrigatório
Em breve entraremos em contato com você. Obrigada!

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.