Blog

06 jul

Quais são os direitos e deveres do titular de uma marca?

Após a concessão do registro de marca, o titular precisa estar ciente de que possui direitos e deveres. Para que não fiquem dúvidas, preparamos este artigo sobre o assunto. Boa leitura!

 

Direitos

Os direitos envolvidos no universo de uma marca são estabelecidos através da legislação do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), desse modo o órgão garante a validade dos mesmos em todo o território nacional.

A partir da concessão, o titular da marca possui direito de ceder o registro para terceiros a qualquer momento, se assim desejar. 

No caso do registro junto ao INPI, este processo implica na transferência da titularidade. Porém, se o processo for realizado em cartório, através de um contrato de licença do uso da marca, se destina o uso efetivo e regular da mesma para outros.

Além disso, o proprietário possui mais os seguintes direitos: 

  • Uso exclusivo da marca em território nacional;
  • Licenciar o uso da marca, fazendo com que pessoas sem ligação direta com a mesma possam revender o produto/serviço usando o nome registrado pelo titular.

 

Deveres

Assim como com uma propriedade palpável (como uma casa), o titular da marca possui o dever de zelar pela sua propriedade e garantir sua integridade moral. Sendo assim, cabe a ele tomar as medidas legalmente viáveis, com a finalidade de combater qualquer violação do direito da sua marca.

O titular ainda deve garantir que o registro de sua marca seja renovado a cada 10 anos, de acordo com o que falamos no artigo sobre o prazo de validade.

Falando sobre este ponto, é necessário ressaltar a importância do acompanhamento do processo da marca junto ao INPI mesmo após a concessão da mesma. É preciso estar sempre atento a qualquer irregularidade que possa ser prejudicial a marca.

Um dos principais deveres, é o de fazer o uso da marca para assinalar produtos e serviços para os quais ela foi concedida em até cinco anos. Caso o uso não seja feito de maneira regular, acontecerá a caducidade da marca. Saiba mais sobre este e outros fatores que podem fazer com que você perca seu registro de marca.

Em casos de o titular residir no exterior, ele deve deixar um responsável reconhecido legalmente para resolver os processos descritos acima.

Gostou do nosso conteúdo? Se você precisar de ajuda no registro da sua marca, é só entrar em contato com a gente. Iremos te auxiliar durante todo o processo!

 

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.