14 jul
Ao abrir um negócio, muitos empresários imaginam que contratar um profissional especializado para criar a identidade para sua marca é um gasto desnecessário. Contudo, investir em um trabalho profissional garante que sua marca seja reconhecida por meio de suas cores, logotipo, nome e outros elementos.
Esse processo começa ao escolher o nome para a sua empresa. É preciso muita pesquisa para escolher algo que seja fácil de lembrar e que realmente seja a cara da sua empresa.
Depois disso, é preciso pensar nos elementos visuais para criar a identidade para sua marca. Nessa etapa, é imprescindível contar com a ajuda de um profissional qualificado. Ele conseguirá transmitir suas ideias de forma correta e ainda poderá te orientar na escolha dos elementos.
Nesse artigo, iremos te ajudar a entender a importância da identidade para sua marca. Afinal, a identidade fará com que a sua marca seja reconhecida.
Antes de mais nada, é preciso que entendamos o que é a identidade visual da marca. Ela é composta por símbolos, cores e fontes com o objetivo de facilitar o reconhecimento da empresa.
É por meio dos elementos da identidade que o público poderá reconhecer sua marca. Quando pensamos em algumas marcas famosas, basta ver a cor que ela mais utiliza que saberemos que se trata daquela empresa. Mesmo sem o nome dela explícito.
Por isso, ter uma identidade visual bem definida é o primeiro passo para o sucesso de uma marca. Dessa maneira, para criar a identidade visual da sua empresa, leve em consideração o público que você deseja atingir e analise a concorrência.
Nesses casos, vale a máxima de que “a primeira impressão é a que fica”! Portanto, uma identidade alinhada, profissional, que seja condizente com o seu nicho e converse com o seu público é muito importante.
Ela abrange tanto os aspectos visuais quanto o tom que você usará para se comunicar com seu público alvo e até mesmo os valores da sua empresa.
Nos aspectos visuais, ela abrange o logotipo, a paleta de cores utilizadas na papelaria, como cartão, papel timbrado, pastas e o que mais você precisar. Essas mesmas cores irão compor a sua identidade nas redes sociais. Isso visa gerar uma identificação assim que o público ver sua publicação.
A identidade de uma marca pode envolver os vários sentidos e trabalha a imagem da empresa como um todo. É como você será reconhecido ao longo do tempo por seus clientes ou potenciais clientes.
Por isso, é preciso que todos os elementos sejam bem pensados e tenham relação entre si.
Ao alinhar sua identidade visual, você pode registrá-la. Existem três tipos de marcas para serem registradas no INPI: nominativa, figurativa e mista.
O registro de marca nominativa envolve o registro apenas do nome da empresa. A figurativa, apenas o logotipo. Já a mista, abrange o conjunto. Ou seja, o nome da sua empresa e o logotipo.
O registro de marca mista é um dos mais procurados exatamente por ser mais abrangente. Mas é preciso atenção! Depois de registrada sua marca, qualquer mudança no logotipo exige um novo registro. Isso porque o registro da marca é único e envolve todos os elementos.
É por isso que reforçamos que o processo de criação da identidade da sua empresa deve ser feito com cuidado. Não faça nada às pressas, nem com qualquer profissional. Busque aquilo que melhor atender às suas expectativas.
E depois de tanto trabalho, você não gostaria de ver seu trabalho copiado, não é mesmo? Por isso, registrar a sua marca é tão importante! Ela irá proteger sua empresa e pode até aumentar o valor de mercado dela.
Conte com a Registro de Marca Guarapuava para te ajudar nisso! Entre em contato conosco e tenha sua marca registrada!