Blog

17 out

Etapas para abrir um negócio

Saiba quais são os passos necessários se você deseja abrir seu próprio negócio

 

Abrir seu negócio é o sonho de muitas pessoas. Entretanto, ele pode virar um pesadelo quando as pessoas começam a pensar nas etapas para isso. Mas nada é tão difícil quanto pensamos em um primeiro momento. Pesquisando e conhecendo as etapas para abrir um negócio, a tarefa pode se tornar mais fácil.

 

Faça um plano de negócios

 

O primeiro passo antes de iniciar sua empresa, é fazer um plano de negócios. O plano de negócios irá te ajudar a organizar e visualizar melhor seu futuro empreendimento. Com ele, é possível planejar todo seu negócio. O Sebrae recomenda dar atenção para três pontos em especial: a autoavaliação, a razão de existir do negócio e a viabilidade econômica. Também, é preciso avaliar quanto irá gastar para abertura do negócio e quais serão os custos mensais fixos.

 

Defina o nome da sua empresa

 

Definir o nome da sua empresa pode parecer uma etapa simples. Mas, não é não! É preciso criatividade e muita pesquisa. Ela irá acompanhar sua marca para o resto da vida dela. Se estiver em dúvidas de como definir o nome da sua empresa, leia nosso artigo com dicas para escolher o nome ideal para sua empresa. Além disso, o nome deve ser exclusivo para que sua marca seja única, descubra os benefícios de registrar uma marca.

 

Formalize sua empresa

 

Após planejar sua empresa, é hora de tirá-la do papel! Para isso, é necessário formalizá-la. Se sua atividade se encaixa como MEI, você pode conferir aqui como fazer para se formalizar.

Porém, se o MEI não for o seu caso, o ideal é encontrar um contador para abrir e manter sua empresa. Ele irá auxiliar você a organizar a documentação do seu negócio. Além disso, ajudará a organizar e manter em dia suas finanças. O contador também irá auxiliá-lo em todas as etapas seguintes.

 

Contrato social

 

A elaboração do contrato social definirá as atividades da empresa, seu funcionamento, como modelo tributário e participação de sócios. Se for o caso, define também as partes que cada sócio da empresa terá, se for o caso. Também, é necessário verificar se o nome e razão social da empresa estão disponíveis. Além disso, o contrato social deve ser elaborado, assinado por um advogado e reconhecido em cartório.

 

Registro na Junta Comercial

 

Com o Registro na Junta Comercial, ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado, sua empresa estará oficialmente existindo. O Registro deve ser feito antes do CNPJ. Apesar de não conceder autorização para o funcionamento da empresa, sem ele você não poderá dar continuidade à legalização da sua empresa.

 

Alvará

 

Na prefeitura da sua cidade, você precisará solicitar o alvará de funcionamento. Dessa forma, você está apto a abrir as portas do seu negócio. Para receber o alvará da prefeitura, você precisará comprovar que segue todas as condições exigidas para o exercício da atividade da sua empresa. Elas podem variar de acordo com o município, Estado e ramo de atividade da empresa.

Lembre-se, quando estiver elaborando seu plano de negócios, de verificar se é possível exercer a atividade no local escolhido para abrir sua empresa.

 

Inscrição Estadual

 

A Inscrição Estadual é obrigatória para prestação de serviços de comunicação e energia, setor de comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Assim, você poderá receber sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Na maioria dos Estados existe um convênio com a Receita Federal. Dessa maneira, é possível obter a Inscrição Estadual juntamente com o CNPJ pela internet. Confira o regulamento do seu Estado.

 

Licenças

 

É importante possuir licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais. Entre as mais comuns exigidas estão a licença ambiental, licença sanitária e vistoria de cumprimento das normas de segurança.

 

Registro de Marca

 

Para garantir que ninguém irá possuir a sua marca, é ideal que você faça o registro dela. Assim, você garante que ninguém mais poderá ter uma empresa com o mesmo nome. E que ninguém reivindique pelo nome da sua empresa e faça você ter transtorno em mudá-la. Para isso, conte com a Registro de Marca Guarapuava.

 

Não esqueça que o registro da sua marca é um passo inicial super importante, faça aqui um orçamento.

Comentários

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.