15 mar
Já falamos sobre como fazer o registro de marca e por que ele é importante. Contudo muitas pessoas acabam com o processo indeferido por cometerem alguns erros ao fazer o registro de marca. Para evitar que você caia em algum deles, listamos os erros mais comuns na hora de fazer o registro de marca. Acompanhe!
Uma das etapas do registro é a escolha da classe da marca. O INPI estabelece 45 classes para classificar as marcas de acordo com sua função ou área de atuação.
Para identificar a mais adequada para o seu negócio é preciso dar muita atenção às especificações de cada classe. Isso porque, caso você faça o registro numa classe que não corresponde aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, outra empresa poderá fazer o registro corretamente e você perderá o direito sobre a marca.
Essa divisão de classes possibilita também que empresas possam ter o mesmo nome de marca, desde que sejam classes diferentes. Por exemplo, uma agência de publicidade e uma loja de roupas, mesmo que possuam o mesmo nome, não se enquadram na mesma classe, portanto ambas poder ter o direito sobre o nome fazendo o registro de marca.
Além de registrar a classe errada, outro erro comum, é encontrar uma classe que se adeque à sua marca e não verificar se existe outras que também se enquadrem, Por exemplo, uma empresa que produz diversos produtos de alimentação deve fazer o registro de marca em todas as classes que descrevem seus produtos.
O processo de registro de marca é longo e tem diversas etapas. Acompanhar o andamento do requerimento evita que você perca alguma solicitação feita pelo INPI. Por isso, ter um assessoria qualificada para cuidar do processo é importante para não deixar passar nada.
Para usar nomes de personalidades ou personagens na composição de uma marca é necessário ter autorização dos detentores dos direitos de uso, ou seja, o consentimento do proprietário. Caso não haja autorização, a marca não poderá ser registrada. Esse erro é comum com marcas criadas em redes sociais, por exemplo, quando o perfil tem o nome de um personagem seguido de algum adjetivo. A mesma regra vale para as marcas que utilizam nomes de monumentos históricos e símbolos oficiais. Se você está com dúvidas em escolher o nome ideal para a sua marca confira as nossas dicas clicando aqui.
Assim como não é possível usar nomes protegidos por direitos autorais, as imagens também seguem a mesma regra: é necessária a autorização de uso pelo proprietário dos direitos da peça.
Na hora de importar os arquivos da sua logo no registro de marca é importante prestar atenção na resolução da imagem.
O formato do arquivo deve ser JPG, tamanho 945px x 945px, resolução de 300 dpis e tamanho máximo do arquivo de 2MB. Caso o arquivo não esteja nessas especificações, a imagem pode ser distorcida, ou seja, esticada. Isso pode gerar um registro de marca diferente do que você possui. Assim, sua logo poderá ser copiada e registrada por outra pessoa.
Como você pôde ver, esses pequenos erros podem levar ao indeferimento do pedido de registro de marca. Para não correr riscos e acabar jogando seu dinheiro fora, invista na assessoria de um profissional qualificado para resolver isso para você. Ficou interessado ou tem alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.