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15 mar

Erros comuns ao fazer o registro de marca

Já falamos sobre como fazer o registro de marca e por que ele é importante. Contudo muitas pessoas acabam com o processo indeferido por cometerem alguns erros ao fazer o registro de marca. Para evitar que você caia em algum deles, listamos os erros mais comuns na hora de fazer o registro de marca. Acompanhe!

 

Registro na classe errada

 

Uma das etapas do registro é a escolha da classe da marca. O INPI estabelece 45 classes para classificar as marcas de acordo com sua função ou área de atuação.

Para identificar a mais adequada para o seu negócio é preciso dar muita atenção às especificações de cada classe. Isso porque, caso você faça o registro numa classe que não corresponde aos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, outra empresa poderá fazer o registro corretamente e você perderá o direito sobre a marca.

Essa divisão de classes possibilita também que empresas possam ter o mesmo nome de marca, desde que sejam classes diferentes. Por exemplo, uma agência de publicidade e uma loja de roupas, mesmo que possuam o mesmo nome, não se enquadram na mesma classe, portanto ambas poder ter o direito sobre o nome fazendo o registro de marca.

 

Não registrar em todas as classes necessárias

 

Além de registrar a classe errada, outro erro comum, é encontrar uma classe que se adeque à sua marca e não verificar se existe outras que também se enquadrem, Por exemplo, uma empresa que produz diversos produtos de alimentação deve fazer o registro de marca em todas as classes que descrevem seus produtos.

 

Perder prazos

 

O processo de registro de marca é longo e tem diversas etapas. Acompanhar o andamento do requerimento evita que você perca alguma solicitação feita pelo INPI. Por isso, ter um assessoria qualificada para cuidar do processo é importante para não deixar passar nada.

 

Marcas com nomes de personalidades

 

Para usar nomes de personalidades ou personagens na composição de uma marca é necessário ter autorização dos detentores dos direitos de uso, ou seja, o consentimento do proprietário. Caso não haja autorização, a marca não poderá ser registrada. Esse erro é comum com marcas criadas em redes sociais, por exemplo, quando o perfil tem o nome de um personagem seguido de algum adjetivo. A mesma regra vale para as marcas que utilizam nomes de monumentos históricos e símbolos oficiais. Se você está com dúvidas em escolher o nome ideal para a sua marca confira as nossas dicas clicando aqui.

 

Logotipos com elementos protegidos por direitos autorais

 

Assim como não é possível usar nomes protegidos por direitos autorais, as imagens também seguem a mesma regra: é necessária a autorização de uso pelo proprietário dos direitos da peça.

 

Logotipos distorcidos

 

Na hora de importar os arquivos da sua logo no registro de marca é importante prestar atenção na resolução da imagem.

O formato do arquivo deve ser JPG, tamanho 945px x 945px, resolução de 300 dpis e tamanho máximo do arquivo de 2MB. Caso o arquivo não esteja nessas especificações, a imagem pode ser distorcida, ou seja, esticada. Isso pode gerar um registro de marca diferente do que você possui. Assim, sua logo poderá ser copiada e registrada por outra pessoa.

 

Falta de apoio de assessoria especializada

 

Como você pôde ver, esses pequenos erros podem levar ao indeferimento do pedido de registro de marca. Para não correr riscos e acabar jogando seu dinheiro fora, invista na assessoria de um profissional qualificado para resolver isso para você. Ficou interessado ou tem alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe.

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